EUA suspendem todos os voos para o Haiti

Depois de tiros terem atingidos três aeronaves, a FAA determinou a suspensão temporária de todos os voos dos EUA ao Haiti

Por Marcel Cardoso Publicado em 13/11/2024, às 07h49

Uma das aeronaves atingidas pelos disparos é da Spirit Airlines, que mantém voos diretos para o estado da Flórida - Divulgação

Após pelo menos três aviões terem sido atingidos por disparos no aeroporto de Porto Príncipe, a agência federal de aviação dos Estados Unidos anunciou ontem (12), a suspensão de todos os voos comerciais do país para o Haiti pelos próximos trinta dias.

Os incidentes reforçam a preocupação com a segurança da aviação em meio ao aumento da violência no país caribenho. O primeiro deles aconteceu na última segunda-feira (11), e envolveu um voo da Spirit Airlines de Fort Lauderdale (FLL) para a capital haitiana (PAP). A aeronave foi atingida por disparos durante tentativa de pouso. Uma comissária de bordo sofreu ferimentos leves e o voo precisou ser desviado para a República Dominicana.

Após o incidente com a Spirit, outras duas aeronaves comerciais também relataram danos causados por disparos. Um voo da JetBlue, com destino a Nova York (JFK), e um voo da American Airlines, para Miami (MIA), apresentaram perfurações de bala ao chegar aos seus destinos.

BREAKING: Spirit Airlines flight from Florida hit by gunfire while trying to land in Haiti. pic.twitter.com/M3DbjlC4sb

— Daily Loud (@DailyLoud) November 11, 2024

A restrição aplicada pela FAA não foi a única. A Organização das Nações Unidas (ONU) também interrompeu temporariamente seus voos para Porto Príncipe, limitando o acesso à região, afetando diretamente o fluxo de ajuda humanitária e a mobilização de pessoal para o Haiti.

As decisões tendem a isolar ainda mais o país, gerando preocupações sobre a confiabilidade da segurança das operações aéreas na região.

FAA suspensão de voos voos comerciais Haiti ajuda humanitária Haiti EUA para Haiti segurança da aviação disparos em aviões ONU suspende voos

Leia também

Airbus A321 foi atingido por bala perdida no Caribe
Avião foi atingido por bala perdida no Líbano