Treinamento envolverá participação de 140 aeronaves militares dos EUA e Israel e contará com grande exercício de tiro real no Mediterrâneo
Por André Magalhães Publicado em 24/01/2023, às 08h35
Aeronaves militares dos Estados Unidos e de Israel iniciaram ontem (23), o exercício aéreo Juniper Oak 23.2, que parte do território israelense avança sobre o Mar Mediterrâneo Oriental.
Ainda é experado um grande exercício de tiro real, que poderá envolver surpreendes 140 aviões e helicópteros. "Este exercício incluirá um evento de tiro real em grande escala com mais de 140 aeronaves", publicou o Comando Central dos EUA.
A manobra militar envolve nessa edição a participação dos bombardeiros B-52H; assim como dos caças F-15, F/A-18, F-16 e F-15; aeronaves AC-130; e os helicópteros de ataque AH-64 Apache. Além disso, também estão presentes doze embarcações das respectivas marinhas, sistemas de foguetes de artilharia de alta mobilidade e foguetes de lançamento múltiplo.
The IDF and @CENTCOM launched the Juniper Oak 23.2 exercise today, testing U.S.-Israeli readiness & improving the interoperability of both forces, as well as target strikes and training in complex terrain while integrating joint communications and command and control systems. 1/2 pic.twitter.com/TsglXYE2nE
— Israel Defense Forces (@IDF) January 23, 2023
Entre as operações que serão ensaiadas e realizadas pelos militares dos dois países está o, comando e controle, operações de guerra em superfície, busca e salvamento, ataque eletrônico, supressão das defesas aéreas inimigas, dentre outras.
"O Juniper Oak é um exercício conjunto combinado de todos os domínios que melhora nossa interoperabilidade em terra, no ar, no mar, no espaço e no ciberespaço com nossos parceiros", ressaltou Michael 'Erik' Kurilla, general e chefe do comando central dos EUA.
Um dos destaques nos exercícios militares atuais está na maior atenção as ameaças cibernéticas, que podem comprometer completamente a segurança nacional e até mesmo o desenvolvimento de uma ação no campo de batalhas.