Esquilo recebe novo dispositivo de melhora de controle do rotor de cauda

Dispositivo FastFin melhora o fluxo de ar no rotor de cauda, permitindo maior estabilidade e aumento de carga útil do Esquilo

Por Micael Rocha Publicado em 25/05/2024, às 10h00

Sistema permite até 10% de aumento no pedal direito disponível - Divulgação

A Helisul Aviação concluiu recentemente a instalação de um novo sistema que proporciona maior estabilidade e controle para helicópteros. Chamado de FastFin o sistema foi adicionado em um AS350B2 Esquilo, que pertence ao Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) do estado do Mato Grosso.

O FastFin é um acessório que utiliza o gerenciamento de fluxo de ar que proporciona uma melhoria no sistema anti-torque do helicóptero, permitindo um aumento na capacidade de carga e substancial estabilidade dinâmica.

Outra vantagem é a redução de custos com manutenção no conjunto de transmissão de cauda, uma vez que o dispositivo proporciona uma proteção térmica contra os gases que saem em alta temperatura do escapamento.

O fabricante do FastFin afirma que entre outros benefícios está a redução de carga de trabalho do piloto em voos pairados e aumento na carga útil entre 30 kg e 60 kg – especialmente importantes em missões de combate aos incêndios florestais e transporte de cargas externas.

Instalado na cauda, dispositivo apresenta diversos benefícios à linha AS350

A Helisul informa que já instalou os dispositivos FastFin em duas de suas aeronaves, sendo um AS350B2 e AS350B3.

Helisul Aviação Centro Integrado de Operações Aéreas AS350B2 FastFin CIOPAER

Leia também

Helicóptero sem pilotos é apresentado pela Robinson
Novo helicóptero monoturbina inglês deverá ser entregue em 2025