Ferrovial fecha a venda da totalidade de sua participação de 25% no aeroporto de Heathrow, um dos mais importantes do mundo
Por Wesley Lichmann Publicado em 29/11/2023, às 14h50
A empresa espanhola de infraestrutura Ferrovial fechou ontem (28), um acordo para a venda da totalidade de suas ações no aeroporto de Heathrow, em Londres, um dos mais movimentados do mundo.
A Ferrovial venderá sua participação de 25% no maior aeroporto da Europa, por 2,4 bilhões de libras, para investidores da francesa Ardian e do Fundo de Investimento Público (PIF, na siga em inglês) da Árabia Saudita, que adquiriram 10% e 15% das ações, respectivamente.
Os novos acionistas se juntarão ao fundo de investimento do Catar, que detém 20% da holding que controla Heathrow, ao Caisse de dépôt et posicionamento du Québec (CDPQ), o fundo soberano GIC de Singapura, e a Alinda Capital Partners dos EUA.
O negócio ocorre meses depois dos reguladores do Reino Unido reduzirem os preços das taxas a serem pagas pelas companhias aéreas entre os anos de 2024 a 2026. A aquisição sujeita à aprovações regulatórias e direitos de outros acionistas, deverá ser concluída em meados do ano que vem.
O grupo espanhol detém o controle acionário de Heathrow desde 2006, quando comprou uma participação de 56% na British Airports Authority (BAA), reduzindo sua participação para 25% em 2013. Nos últimos dezessete anos, foram investidos 12 bilhões de libras no principal aeroporto da capital inglesa, incluindo a construção de um novo terminal.
No acumulado do ano até outubro, Heathrow movimentou 66.324.862, superando os 61.614.230 de embarques e desembarques registrados em 2022, quando o aeroporto ocupou a oitava posição entre os mais movimentados do mundo.