Espanhola Ferrovial vendeu controle acionário do aeroporto de Londres

Ferrovial fecha a venda da totalidade de sua participação de 25% no aeroporto de Heathrow, um dos mais importantes do mundo

Por Wesley Lichmann Publicado em 29/11/2023, às 14h50

Heathrow é um dos maiores hubs do mundo - Divulgação

A empresa espanhola de infraestrutura Ferrovial fechou ontem (28), um acordo para a venda da totalidade de suas ações no aeroporto de Heathrow, em Londres, um dos mais movimentados do mundo.

A Ferrovial venderá sua participação de 25% no maior aeroporto da Europa, por 2,4 bilhões de libras, para investidores da francesa Ardian e do Fundo de Investimento Público (PIF, na siga em inglês) da Árabia Saudita, que adquiriram 10% e 15% das ações, respectivamente.

Os novos acionistas se juntarão ao fundo de investimento do Catar, que detém 20% da holding que controla Heathrow, ao Caisse de dépôt et posicionamento du Québec (CDPQ), o fundo soberano GIC de Singapura, e a Alinda Capital Partners dos EUA.

O negócio ocorre meses depois dos reguladores do Reino Unido reduzirem os preços das taxas a serem pagas pelas companhias aéreas entre os anos de 2024 a 2026. A aquisição sujeita à aprovações regulatórias e direitos de outros acionistas, deverá ser concluída em meados do ano que vem. 

O grupo espanhol detém o controle acionário de Heathrow desde 2006, quando comprou uma participação de 56% na British Airports Authority (BAA), reduzindo sua participação para 25% em 2013. Nos últimos dezessete anos, foram investidos 12 bilhões de libras no principal aeroporto da capital inglesa, incluindo a construção de um novo terminal.

No acumulado do ano até outubro, Heathrow movimentou 66.324.862, superando os 61.614.230 de embarques e desembarques registrados em 2022, quando o aeroporto ocupou a oitava posição entre os mais movimentados do mundo.

Aeroportos Investimento Reino Unido Londres Venda Heathrow Ações LHR inglaterra hub Empresa espanhola

Leia também

Os 10 maiores aeroportos do mundo em capacidade internacional
Embraer 195-E2 é certificado para operar no aeroporto central de Londres