Escute o suposto áudio de pilotos russos abatidos pela Ucrânia

Áudio registra últimos diálogos entre os pilotos de caça russos segundos após serem abatidos na Ucrânia

Por André Magalhães Publicado em 19/05/2022, às 12h08

No âmbito em geral os russos têm empregado pouco de sua aviação de combate na Ucrânia - Divulgação

O possível áudio da conversa entre pilotos russos e o controle de voo pode ter revelado os últimos diálogos antes do avião ser abatido por forças ucranianas ontem (18).

It is reported that today near Kupyansk (#Kharkiv region) a Russian Su-34 military aircraft was destroyed

Radio interception of the conversation of the pilots appeared on the network.

"So where are we going to jump, Pash?" pic.twitter.com/yYCReUDkRr

— Stepan Gronk (@StepanGronk) May 19, 2022

No áudio, em russo, o piloto do caça-bombardeiro Su-34 Fullback relata “estou (sic) abatido, onde vamos saltar?” depois disso é interrompida a gravação. Contudo, não é possível confirmar a autenticidade deste áudio.

A Ucrânia alega que derrubou mais um Su-34, dest vez perto de Kupiansk, na região de Kharkiv. No entanto, não foram fornecidos mais detalhes, fotos e estado dos pilotos, mas alguns comentários informam que os aviadores russos conseguiram ejetar em segurança.

Até o momento também não houve uma resposta russa confirmando ou negando a perda de mais um Su-34, considerado uma das jóias da força aérea da Rússia.

Desde o começo da guerra, há quase três meses, os russos perderam um considerável número de aeronaves, entre eles os avançados Su-34 e Su-35. Parte dos aviões foram destruídos pelas baterias anti-aéreas ucrânianas, sendo na maior parte dos casos pelo emprego pouco convencional dos aviões no teatro de operações.

Obviamente, a Ucrânia também teve baixas em sua força aérea, com a maior parte sendo retirada de operação nos primeiros dias da invasão. Nesta lista da AERO Magazine é possível ver mais detalhes das aeronaves abatidas de ambos os lados.

aeronave notícias de aviação avião aviação Rússia Ucrânia guerra Su-34 Abate

Leia também

Componentes secretos de caças russos podem estar nos EUA
Partes de caça Su-34 abatido na Ucrânia são vendidas como souvenirs