Turboélice da Epic Aircraft poderá voar em condições e ambientes propícios a formação de gelo
Por Wesley Lichmann Publicado em 13/12/2023, às 15h40
A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês), concedeu a certificação para voos em condições de gelo conhecido (FIKI), para o turboélice Epic E1000 GX.
Após uma avaliação severa do sistema de degelo, que exigiram dezoito configurações diferentes e mais de 280 horas em túneis de ventos, os reguladores norte-americanos autorizaram o monomotor da Epic Aircraft a operar em condições e ambientes propícios a formação de gelo.
"Este processo de certificação é um dos mais desafiadores. Começamos os testes há vários anos, pilotando o E1000 GX em todas as condições de gelo natural especificadas pela FAA", disse Doug King, CEO da Epic Aircraft.
O E1000 GX possui um sistema de proteção constituído por um detector óptico, integrado aos recursos de descongelamento nas asas, bordas de ataque do estabilizador horizontal, na entrada do motor Pratt & Whitney PT6A-67A, e inclui também aquecimento elétrico tanto nas hélices de cinco pás fornecidas pela Hartzell, como no para-brisa.
Os primeiros aviões com as modificações serão entregues a partir de 2024, proprietários da versões anteriores do monomotor poderão adaptar o sistema de degelo nas instalações da fabricante em Bend, em Oregon, nos Estados Unidos. A Epic Aircraft espera concluir a instalação do novo recurso em toda a frota até o início de 2015.
No Brasil, as primeiras entregas do E1000 GX devem ser realizadas ainda este mês à Avantto, após certificado de tipo concedido pela ANAC. A empresa dedicada a voos e compartilhamento de aeronaves executivas possui compromisso para mais de trinta exemplares do modelo.