Acordo da Airbus prevê duas aeronaves do modelo militar, que ampliará as capacidades de transporte, manutenção e treinamento
Por Gabriel Benevides Publicado em 10/12/2024, às 16h19
A Airbus Defence and Space realizou a entrega do primeiro Airbus A400M para a República do Cazaquistão.
O primeiro avião entregue faz parte de um acordo para duas unidades do modelo. A entrega do primeiro A400M ocorreu durante uma cerimônia nesta terça-feira (10) em Almaty, sul do Cazaquistão, após um voo de translado da Linha de Montagem Final do A400M da Airbus em Sevilha, sul da Espanha, alguns dias antes.
Com a entrega desta aeronave, número de produção MSN139, a Airbus também fornecerá uma gama completa de suporte de manutenção e treinamento.
Até o momento, mais de 130 A400Ms foram entregues a nove países e acumularam 200.000 horas de voo, participando de missões como a evacuação de civis e militares do Afeganistão, Sudão e Níger.
Combinando as capacidades de aeronaves táticas e estratégicas, o A400M pode transportar cargas pesadas e variadas em pistas de pouso curtas e despreparadas. Na operação em baixas altitudes, o turboélice militar pode lançar até 116 paraquedistas ou 25 toneladas de carga.