Caças F-35B britânicos estão voando com os F/A-18 Hornet da Finlândia ao mesmo tempo que aguarda adesão à Otan
Por André Magalhães Publicado em 29/06/2022, às 09h20
Dois caças F-35B Lightning II da força britânica chegaram à base aérea de Rissala, na Finlândia, para participar de um treinamento conjunto com a força aérea finlandesa. A manobra militar ocorre entre os dias 28 e 30 deste mês.
Os britânicos enviaram um contingente de 60 pessoas, entre equipes de solo, mecâncos e demais militares.
Os caças de quinta geração estão realizando manobras em voo com a força aérea finlandesa, que opera com os F/A-18 Hornet do comando aéreo da Carélia. Um dos objetivos do exercício militar é adestrar e aperfeiçoar diversas táticas, assim como permitir a trocas de experiências entre pilotos.
"Durante a visita, treinamos a cooperação de caças Hornet e F-35 no ar e ganhamos experiência na dependência de caças F-35 na base de Rissala, diz o tenente-coronel Tomi Böhm" , chefe da Força Aérea da Carélia.
F-35B Lightning II fighters from @RAF_Marham have arrived at Rissala Air Base for a Joint Expeditionary Force training event hosted by Karelia Air Command.
— Ilmavoimat (@FinnishAirForce) June 28, 2022
Welcome to Finland! 🇫🇮🇬🇧#ilmavoimat #JEFtogether #comcamfi @KarjalanLsto pic.twitter.com/9JuhXWUr5D
A presença dos F-35 em território finlandês tem dois pontos importantes, o primeiro é que o exercício aéreo ocorre em meio ao processo de adesão da Finlândia e da Suécia à Otan. O segundo ponto é presença do F-35 na Finlância, que anunciou a compra de 64 caças F-35A (versão de pouso e decolagem convencional) para substituir seus já veteranos F/A-18 Hornet. O intercâmbio permitirá aos militares finlandeses ter acesso ao F-35, que poderão conhecer detalhes adicionais da operação, logística de solo e características de voo gerais do novo caça.
Ainda que o modelo britânico seja diferente do encomendado pela Finlândia, as características básicas dos aviões é similar.