Empresa espanhola assume aeroporto no interior de MG

Aena assume o aeroporto de Uberlândia, em Minas Gerais, nova gestão promete entregar melhorias até 2026

Redação Publicado em 10/10/2023, às 11h40

Cidade do Triângulo Mineiro é uma das mais importantes do interior do Brasil - Prefeitura de Uberlândia

A empresa espanhola Aena assumiu hoje (10), o aeroporto de Uberlândia, em Minas Gerais, o primeiro de 11 terminais arrematados por R$ 2,45 bilhões, em agosto do ano passado.

A nova gestão promete uma série de melhorias em Uberlândia, que visam aumentar a experiência e o conforto dos passageiros, segurança e eficiência das operações. Um anteprojeto será apresentado à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) até o próximo mês de dezembro.

As obras devem começar no segundo semestre de 2024, com previsão de entrega em 2026. A primeira intervenção será a implementação de um novo sistema de wi-fi, que possibilitará a conexão mais rápida, com mais tempo de uso livre aos passageiros. 

O primeiro voo sob nova gestão foi operado pela Gol, o G31108 proveniente de Guarulhos, na grande São Paulo, pousando às 00h11 da madrugada desta terça-feira, enquanto a primeira decolagem foi realizada por ATR 72-600 da Azul, com destino a Campinas, dando início a uma nova era no terminal de uma das cidades mais importantes do interior do país.

No acumulado até agosto, Uberlândia foi responsável pelo transporte de 716 mil passageiros. Em 2022 foram contabilizados cerca de 800 mil embarques e desembarques, o equivalente a 73% do tráfego registrado em 2019, ano pré-crise sanitária, quando 1,1 milhão passaram pelo local.

A concessionária será responsável também pela gestão dos equipamentos Congonhas, em São Paulo; Montes Claros, em Minas Gerais; Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul; Santarém, Marabá, Parauapebas e Altamira, no Pará.

De acordo com o cronograma apresentado pela Aena, todo o processo de concessão será concluído em novembro, quando todos os equipamentos serão entregues a nova gestora.

Aeroportos Investimento Anac Interior Minas Gerais Obras Uberlândia Melhorias privatização MG Agência Nacional de Aviação Civil concessionária AENA Administração

Leia também

Aeroporto de Confins terá voos para todas as capitais do Nordeste
Azul amplia presença em MG