Pacific Air Charter recebeu o segundo Tecnam P2012 novo de fábrica e planeja ampliar oferta de serviços premium no Havaí
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 21/09/2023, às 16h00
A Costruzioni Aeronautiche Tecnam entregou o segundo P2012 Traveler para a Pacific Air Charter, com base no Havaí, nos Estados Unidos. A primeira aeronave foi entregue em agosto, onde já está em serviço.
A etapa final de entrega do segundo avião começou em Santa Maria (SMX), na Califórnia, com destino a Honolulu (HNL), no Havaí e exigiu uma viagem de 14h57 minutos sobre o Pacífico. A longa viagem foi possibilitada após uma série de adaptações no P2012 para o voo de translado de longo alcance.
“Com este último voo de ferry de 15 horas, estabelecemos um novo recorde para a Tecnam”, disse Francesco Sferra, gerente de vendas e desenvolvimento de negócios de plataformas de missões especiais da Tecnam.
Segundo a Tecnam, o terceiro avião da série P2012 está atualmente sendo montado nas instalações de Cápua, na Itália. A Pacific Air Charters conta com um pedido adicional de 24 Travelers, que serão recebidos conforme novos contratos forem formalizados, de acordo com a necessidade de crescimento da frota.
Atualmente Pacific Air Charters oferece voos fretados com serviço premium entre as ilhas havaianas e escolheu o P2012 por ser um bimotor, o que garante maior confiabilidade em voos sobre a água. Além disso, a empresa afirma que os novos aviões oferecem custos operacionais
muito competitivos, mesmo utilizando motores a pistão, ante as opções de turboélices existentes. O avião é equipado com dois motores Lycoming, TEO-540 C1A, de 750 hp, cada, e equipados com FADEC.
Os P2012 da Pacific Air Charter foram configurados com onze lugares, com assentos individuais e inclinação, janela dedicada a cada um dos lugares e tomadas USB e porta-copos individuais, além dos apoios de braços tradicionais.
Um dos destaques do modelo é seu ar-condicionado duplo, que também pode ser operado no solo por meio de uma conexão de energia CC, que permite manter a climatização do avião no pátio durante as operações de embarque e desembarque.
O primeiro P2012 Traveller entregue no Havaí demonstrou sua versatilidade quando uma série de incêndios florestais atingiu a ilha de Maui, no início de agosto de 2023. A então única aeronave operada pela Pacific Air Charter estava há apenas dez dias em serviço quando foi usada para transportar milhares de quilos de alimentos, remédios e entre outros, assim como em voos de evacuação daqueles que precisavam de atenção médica em Honolulu, localizada na ilha de Oahu.
“O P2012 Traveller confirmou que esta é a plataforma perfeita para esta área. Estamos focados em serviços premium, mas a aeronave tem muitas capacidades e amplia nossas opções”, destacou Pat McNamee, diretor de operações da Pacific Air Charters.
“Depois de um dos voos de ferry mais exigentes do mundo entre a Costa Oeste dos EUA e o Havai, o nosso P2012 Traveller demonstrou imediatamente a sua versatilidade, podendo ser configurado para qualquer missão necessária para servir a comunidade”, comentou Sferra.