Empresa aérea suíça usa tecnologia para evitar turbulência

A frota da Swiss International Air Lines conta agora com uma tecnologia que evita que aviões passem por zonas de turbulência

Por Marcel Cardoso Publicado em 30/11/2023, às 16h21

Toda a frota de aeronaves da companhia aérea já conta com o recurso - Divulgação

A SITA, empresa do ramo de tecnologia da informação, anunciou ontem que uma solução para evitar turbulências em voos foi implantada em toda a frota de aeronaves da Swiss International Air Lines.

O aplicativo eWAS é o único digital de reconhecimento climático no mercado que agrega diversas fontes meteorológicas para maior precisão e confiabilidade nas previsões, resultando na maximização da segurança a bordo, demonstrando a importância das informações meteorológicas em tempo real e da detecção de turbulência durante o voo.

A solução é uma alternativa aos radares meteorológicos de bordo atuais que não conseguem detectar turbulências de ar claro, quando a atmosfera apresenta estabilidade estática. A previsão de turbulência nas cartas meteorológicas, usadas nos dias de hoje na aviação, não é detalhada ou precisa o suficiente em termos de tempo e espaço.

"Escolhemos o eWAS da SITA porque o aplicativo oferece uma visão avançada e abrangente da situação meteorológica, tanto durante o planejamento do voo quanto durante o voo", disse Stefan-Kenan Scheib, Chefe de Operações de Voo da Swiss.

A companhia aérea do Lufthansa Group opera cerca de 11.000 voos por mês para mais de 100 destinos em todo o mundo, inclusive para São Paulo (GRU), com frequência diária.

Voos Tecnologia Clima Suíça Aplicativo Swiss Sita eWAS turbulências solução

Leia também

Inteligência artificial poderá permitir aviões autônomos ou com apenas um piloto
Cirrus inaugura novo Centro de Inovações