Emirates realizou voo com combustível 100% sustentável

Voo com combustível sustentável foi realizado por um Boeing 777-300ER

Por Wesley Lichmann Publicado em 30/01/2023, às 11h36

Emirates promove a coleta de dados para pesquisa com combustível sustentável - Divulgação

A Emirates informou hoje (30), que realizou seu primeiro voo com combustível 100% sustentável (Sustainable Aviation Fuel, SAF na sigla em inglês), o primeiro do tipo realizado no Oriente Médio e Norte da África.

O Boeing 777-300ER decolou de Dubai e sobrevoou a costa da cidade por mais de uma hora. O combustível sustentável foi usado em um dos motores GE90, enquanto o outro motor foi alimentado com combustível de aviação convencional.

O voo de teste comprovou ainda mais a compatibilidade do SAF especialmente misturado como uma fonte de combustível segura e confiável.

A iniciativa da Emirates, apoia os esforços coletivos do setor para permitir voos com combustível sustentável e ajuda a promover os objetivos de sustentabilidade dos Emirados Árabes Unidos, que declararam 2023 “o ano da sustentabilidade”.

Com o resultado promissor dessa iniciativa, o corpo de dados e pesquisa aumenta significativamente, abrindo caminho para a padronização e futura aprovação de 100% SAF drop-in como substituto do combustível de aviação, bem acima do limite atual de 50% na mistura.

"Este voo é um momento marcante para a Emirates e um passo positivo para o nosso setor, pois trabalhamos coletivamente para enfrentar um dos nossos maiores desafios: reduzir nossa pegada de carbono. Foi uma longa jornada até finalmente vermos este voo de demonstração decolar com 100% SAF. A Emirates é a primeira companhia aérea de passageiros do mundo a operar uma aeronave Boeing 777 com motor GE 100% SAF. Essas iniciativas contribuem significativamente para o conhecimento do setor sobre SAF e fornecem dados para demonstrar o uso de misturas com níveis maiores de SAF para futuras aprovações regulatórias. Esperamos que voos de demonstração marcantes como este ajudem a abrir as portas para ampliar a cadeia de suprimentos SAF e torná-la mais disponível e acessível em todas as regiões e, o mais importante, com adoção mais ampla do setor no futuro", diz Adel Al Redha, diretor de operações da Emirates.

SAF Sustentabilidade Emirates Dubai combustível sustentável DXB Oriente Médio Emirados Árabes Unidos

Leia também

Tailândia vai construir a Cidade da Aviação
Nova crise fez companhia aérea britânica cancelar todos os voos