Presidente da Emirates questiona durabilidade dos motores Rolls Royce que equipam o Airbus A350
Por Wesley Lichmann Publicado em 14/11/2023, às 13h20 - Atualizado às 13h39
O presidente da Emirates, Tim Clark, manisfetou hoje (14), em Dubai, Emirados Árabes Unidos, preocupações sobre a durabilidade dos motores Rolls Royce que equipam os aviões de fuselagem larga Airbus A350.
Clark disse durante entrevista no Dubai Airshow 2023, que os motores Rolls-Royce Trent XWB-97 não atendem aos requisitos de desempenho da Emirates, e espera que melhorias sejam alcançadas para formalizar uma aquisição de até cinquenta novos A350-1000.
Ainda de acordo com o executivo, um dos mais influentes do setor, o motor fornece apenas um quarto do tempo, ou o equivalente entre 2.000 a 2.500 horas, entre os ciclos de manutenção em relação aos níveis estimados pela companhia.
Devido as condições climáticas de Dubai, que exigem um maior indíce de aproveitamento operacional, a durabilidade dos motores é uma das especificações consideradas pela Emirates durante a análise para a aquisição de novos jatos.
A Rolls Royce diz que a Emirates é um cliente valioso e espera contribuir para os planos futuros da transportadora, já a Airbus afirma que seu produto está perfeitamente bom, com clientes migrando para a maior versão do A350.
A declaração acontece depois da transportadora fechar acordo avaliado em cerca de US$ 52 bilhões com a Boeing para o os jatos da família 777X, impulsionados por motores da General Eletric, frustrando os planos da Airbus para uma encomenda do A350-1000.
A Emirates também confirmou um pedido de 202 motores GE9X para impulsionar a mais recente versão do "Triplo Sete", elevando o pedido total de motores deste modelo para 460 unidades.