Embraer vai investir em robótica e em drones

Com a aquisição de participação minoritária na XMobots, a Embraer vai investir em robótica e em drones

Marcel Cardoso Publicado em 20/09/2022, às 09h40

A XMobots tem sede em São Carlos, no interior de São Paulo - Divulgação

A Embraer anunciou hoje (20) que vai investir em robótica e em drones, através da assinatura de um acordo de investimento para participação minoritária na XMobots, localizada em São Carlos, interior de São Paulo. Os valores não foram divulgados.

A empresa é a maior fabricante de drones da América Latina. A transação será realizada via fundo de investimentos cuja única quotista é a Embraer, com opção de aporte adicional futuro. A conclusão está sujeita ao cumprimento de condições e obtenção de aprovações usuais a este tipo de transação.

Com este investimento conseguiremos caminhar juntos no desenvolvimento de tecnologias que consolidarão os robôs aéreos autônomos e aceleraremos as soluções para os mercados de Geotecnologias, Agro, Ambiental, Inspeção, Defesa e Segurança Pública, Logística e Mobilidade Urbana que são pontos de convergência entre XMobots e a Embraer”, de acordo com Giovani Amianti, fundador e CEO da XMobots.

O negócio tem o objetivo de acelerar o futuro do mercado de drones autônomos de médio e grande porte, exploração conjunta de novos nichos de mercado e ampliar a rede de colaboração em pesquisa de novas tecnologias que tenham sinergia com as áreas de desenvolvimento tecnológico, unidades de negócio e inovação da Embraer.

Iniciativas como essa são fundamentais para alavancar ecossistemas, valorizar o conhecimento e reconhecer empreendedores que geram negócios com potencial de crescimento exponencial e criação de alto valor para a sociedade”, segundo Daniel Moczydlower, Head de Inovação da Embraer e Presidente e CEO da Embraer-X.

Após a transação ser concluída, as empresas trabalharão de forma conjunta na criação de memorandos de entendimento relacionados à atuação em mercados Civis e de Defesa & Segurança. 

Embraer Drones robótica XMobots

Leia também

KC-390 participará de evento da Otan
Fundos Apollo reservam até US$ 1,5 bilhão para financiar à Embraer