Avião de defesa do espaço aéreo brasileiro é modernizado

Embraer realizou a entrega do primeiro E-99M da FAB que agora pode ser integrado ao Gripen

Por Gabriel Benevides Publicado em 27/11/2020, às 16h00 - Atualizado às 18h11

E-99M amplia as capacidades da FAB e poderá ser integrado ao sistema Gripen E/F

A Embraer entregou hoje (26) à Força Aérea Brasileira (FAB) o primeiro E-99 modernizado. A aeronave de Alerta Aéreo Antecipado e Controle de voo é uma das peças fundamentais do sistema de proteão do espaço aéreo brasileiro, especialmente da região amazônica e zonas de fronteira.

O modelo designado pela Embraer como EMB 145 AEW&C foi recebido pela FAB em cerimônica realizada em Gavião Peixoto, SP. O contrato prevê ainda a modernização de mais quatro aeronaves.

Desenvolvido sobre a plataforma do jato regional ERJ 145 a aeronave pode detectar, rastrear e identificar alvos em sua área de cobertura e transmitir essas informações via Data Link. O programa original foi concebido no final da década de 1990 como responsável por conduzir missões de vigilância do espaço aéreo, controle e gerenciamento de interceptação. Além de serviços de inteligência eletrônica e monitoramento de fronteiras.

Durante o processo de modernização, foram atualizados os sistemas de missão e subsistemas de guerra eletrônica, comando e controle, contramedidas, assim como o radar de vigilância aérea, ampliando a capacidade da FAB e permitindo uma futura integração com o caça Gripen E/F.

“Para a Embraer é um privilégio poder seguir atendendo às necessidades da FAB para manter moderna e atualizada uma aeronave robusta que cumpre um papel estratégico no sistema de defesa do Brasil e já comprovou sua eficácia operacional”, disse Jackson Schneider, presidente e diretor-executivo da Embraer Defesa e Segurança. “Como parte da estratégia de crescimento da Embraer para os próximos anos, temos investido na diversificação de áreas de atuação em defesa e segurança, que vão muito além do avião, com soluções inovadoras para melhor atender às necessidades do mercado global de defesa”, concluiu o executivo. 

O projeto E-99 é coordenado pela FAB tendo como parceiros à Embraer, SAAB, Aeroeletronica Internacional (AELI) e Rohde & Schwarz. Além da modernização, o projeto também possui acordos de transferência de tecnologia que possibilitarão avanços tecnológicos na área de defesa da indústria brasileira.

aeronave notícias de aviação avião FAB Embraer Amazônia Gripen Saab ERJ 145 E-99 ERJ Sivam EMB 145