Embraer leva Ipanema 203 a Congresso da Aviação Agrícola

Embraer participará com um Ipanema 203 do Congresso da Aviação Agrícola do Brasil 2025

Por Marcel Cardoso Publicado em 15/08/2025, às 15h51

Aeronave pulverizadora será destaque da Embraer durante o Congresso da Aviação Agrícola do Brasil - Divulgação

A Embraer anunciou hoje (15), que participará do Congresso da Aviação Agrícola do Brasil, que acontecerá entre os dias 19 e 21 de agosto, em Santo Antônio do Leverger, no Mato Grosso, exibindo um Ipanema 203.

O encontro, promovido pelo Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola, Sindag, terá como tema “Um olhar para o futuro” e reunirá fabricantes, operadores e especialistas do setor.

“O Congresso da Aviação Agrícola do Brasil é uma ótima oportunidade para fomentarmos as novidades e tendências do nosso setor”, disse Sany Onofre, líder da Aviação Agrícola da Embraer. “Os produtores buscam cada vez mais soluções que tragam produtividade, menor custo de produção e segurança da operação”.

Desempenho e produtividade

Segundo dados da Embraer, em condições ideais o Ipanema 203 possui eficiência equivalente a quatro grandes pulverizadores terrestres atuando simultaneamente, cobrindo mais de duzentos hectares por hora. O ganho pode chegar a até quinze sacas adicionais por hectare com uso de pulverização aérea.

Nos últimos três anos, mais de 180 unidades do Ipanema foram comercializadas no Brasil. A aeronave oferece diversas configurações e equipamentos, concorrendo de forma direta com modelos de entrada da AirTractor.

Segurança operacional e treinamentos

Além da exposição do Ipanema 203, a Embraer mantém agenda de ações voltadas à segurança operacional em eventos do setor. As iniciativas incluem palestras, orientações sobre inspeções preventivas e boas práticas para pilotos, mecânicos e operadores.

Em nota a Embraer afirmou que 100% das turmas de formação de pilotos agrícolas no Brasil recebem palestras do time de suporte ao cliente Ipanema, com o objetivo de difundir a cultura de segurança desde o início da carreira.

Embraer aviação agrícola etanol Sindag segurança operacional Ipanema 203 pulverização aérea produtividade no campo Congresso da Aviação Agrícola do Brasil aeronaves agrícolas

Leia também

Subsidiária da Embraer arrecada R$ 1,2 bilhão com apoio do BNDES
Aviões da Embraer vão voar para Aspen