Embraer fecha nova parceria para a mobilidade aérea urbana no Brasil

EVE e EDP Brasil vão estudar o desenvolvimento de infraestrutura para o segmento eVTOL

Marcel Cardoso Publicado em 15/07/2021, às 10h20 - Atualizado às 15h43

Projetos para a mobilidade urbana aérea estão avançando no Brasil

A Eve Urban Air Mobility Solutions, pertencente a Embraer, e a EDP Brasil, empresa que atua no setor elétrico, assinaram um memorando de entendimento para colaboração na área de mobilidade aérea urbana.

A intenção é criar um ambiente para pesquisa de modelos operacionais e soluções de infraestrutura de carregamento necessárias para permitir que os eVTOL, aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical, comecem a operar.

Em nota as empresas afirmam que será feita uma análise de tópicos, como a evolução da tecnologia de baterias e sistemas de carregamento, gerenciamento de pontos de recarga e sistemas de pagamento. O estudo será conduzido até que soluções adequadas sejam encontradas para a nova modalidade de transporte.

“Acreditamos que um futuro de baixo carbono passa necessariamente pelo desenvolvimento da mobilidade elétrica, seja ela terrestre ou aérea. É por isso que assinamos este memorando com a EVE, para estudar possíveis formas de participar e contribuir para esse futuro visionário dos eVTOLs, particularmente nos aspectos relacionados ao nosso negócio, que são as soluções de energia e infraestrutura de carregamento”, comentou Andrea Salinas, diretora de Inovação e Ventures da EDP no Brasil.

Um dos desafios mais complexos dos eVTOL é o processo de carregamento das baterias, visto a baixa autonomia disponível atualmente. Entre as propostas em estudo está kits de baterias que podem ser substituídos em poucos minutos, assim como sistemas de carga rápida.

aeronave notícias de aviação avião aviação Embraer Evtol Eve UAM EDP Brasil mobilidade aérea