Novo requisito amplia para 800 horas o prazo entre manutenção dos jatos brasileiros
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 27/07/2020, às 10h00 - Atualizado às 10h45
Novo intervalo de manutenção amplia disponibilidade de uso da frota global da família Phenom
Após superar os requisitos de projeto iniciais, a família Phenom da Embraer teve os intervalos de manutenção ampliados em 33%, otimizando o uso dos aviões. O fabricante brasileiro prolongou os períodos entre paradas para 800 horas ou 12 meses e múltiplos, ante o requisito anterior de 600 horas e/ou 12 meses e múltiplos. A maioria das tarefas com intervalos duplos também foi otimizada para o período mais longo.
De acordo com os novos padrões, a mudança representa uma melhora de 33% no intervalo de manutenção, quase o dobro da média do setor. O novo protocolo oferece menores custos de manutenção, aliado a menor tempo de inatividade e mais tempo disponível para realizar missões de transporte.
A Embraer afirma que a melhoria só foi após um ano de análise de engenharia que confirmou o desempenho da frota Phenom na última década, demonstrando a capacidade da aeronave, que superou os requisitos de projeto.
“Concebidos como um projeto ‘clean-sheet’ os aviões das séries Phenom 100 e 300 foram desenvolvidos para alta utilização”, afirma Johann C. Bordais, Presidente e CEO da Embraer Serviços & Suporte.
A frota do Phenom acumulou mais de 1,7 milhão de horas de voo e 1,4 milhão de ciclos desde a entrega do primeiro Phenom 100 em dezembro de 2008. Os operadores dos jatos de negócios da Embraer são apoiados por uma rede global de serviços e suporte, com mais de 70 centros de serviços próprios e autorizados, complementados por um Contact Center 24/7 na sede, no Brasil.
Os requisitos de Manutenção Programada para os jatos Phenom foram desenvolvidos para atender às necessidades específicas da aviação de negócios e baseiam-se na metodologia MSG-3 (Maintenance Steering Group).
A metodologia visa preservar e restaurar os níveis inerentes de segurança e confiabilidade da aeronave e construir uma base de conhecimento para melhoria do projeto e manutenção. Os principais benefícios dessa metodologia incluem maior disponibilidade da aeronave e redução geral de custos para manter a aeronave em condições operacionais ideais.