Embraer E190 com 67 pessoas a bordo caiu no Cazaquistão

Um Embraer E190 da Azerbaijan Airlines caiu enquanto tentava fazer um pouso de emergência em aeroporto do Cazaquistão

Por Marcel Cardoso Publicado em 25/12/2024, às 09h25 - Atualizado às 22h40

Segundo o governo do Azerbaijão, 32 pessoas sobreviveram ao acidente e fora hospitalizadas - Ministério de Situações de Emergência do Cazaquistão

Um Embraer E190 da Azerbaijan Airlines que seguia de Baku (GYD), no Azerbaijão, para Grozny (GRV), na Rússia, com 67 pessoas a bordo, caiu na madrugada de hoje (25), no Cazaquistão.

A aeronave de matrícula 4K-AZ65 estava em operação desde julho de 2013. A tripulação havia tentado efetuar um pouso de emergência no aeroporto de Aktau (SCO), por conta do mau tempo, mas caiu e pegou fogo durante a aproximação. Imagens que circulam nas redes sociais mostram a aeronave em uma descida acentuada com inclinação à direita antes de atingir o solo de nariz para baixo, virando de cabeça para baixo e se despedaçando.

O governo do Azerbaijão informou que 32 pessoas sobreviveram ao acidente e que algumas delas foram hospitalizadas em estado gravíssimo.

Azerbaijan Airlines Embraer ERJ-190AR (4K-AZ65) passenger plane travelling from Baku to Grozny, Russia, crashed near Aktau, Kazakhstan, earlier today after sending an emergency signal.
Flightradar24 data show the aircraft struggling to find a cruising level and direction with… pic.twitter.com/tHt5P0w3Ex

— TheNewsHawks (@NewsHawksLive) December 25, 2024

"Estamos profundamente tristes com a ocorrência envolvendo uma aeronave Embraer 190 hoje, próximo a Aktau, no Cazaquistão. Os nossos pensamentos e sinceras condolências vão para as famílias, amigos, colegas e entes queridos afetados pelo ocorrido. Estamos acompanhando de perto a situação e continuamos totalmente empenhados em apoiar as autoridades competentes", disse a Embraer, em nota.

A Azerbaijan Airlines possui atualmente cinco E190 em sua frota, entregues entre os anos de 2013 e 2018. No Brasil, algumas unidades do modelo estão em operação pela Azul Linhas Aéreas.

Aviação Civil acidente aéreo Embraer 190 Azerbaijan Airlines investigação de acidentes emergência aérea aeronave 4K-AZ65 queda de avião no Cazaquistão sobreviventes voo J28243

Leia também

Azul receberá ainda em 2024 quatro novos Embraer E195-E2
Embraer assinou acordo com companhia do sudeste europeu