A força aérea da Grécia avalia o C-390 da Embraer como opção para renovar sua frota de C-130 Hercules
Por André Magalhães Publicado em 30/01/2023, às 12h05
A Embraer apresentou o C-390 para a Grécia, que conheceu as capacidades e obteve informações gerais do cargueiro multimissão. A Força Aérea Helênica tem demonstrado interesse em substituir seus C-130 Hercules e avalia as opções no mercado.
Militares da Grécia, que é membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), teve uma reunião com a diretora de desenvolvimento de negócios e vendas da Embraer Defesa e Segurança, Carla Salleron, no dia 25 de janeiro.
Detalhes da conversa não foram repassados e, até o momento, não há nenhuma negociação oficializada entre as partes. Todavia, a força aérea helênica opera na aviação de transporte o C-130 Hercules, recebeidos ainda na década de 1970 e que se aproxima do final da vida operacional. O país já havia demonstrado interesse na aquisição do C-130J Super Hercules, de segunda mão da Royal Air Force.
O cargueiro multimissão brasileiro obteve vendas para três membros da OTAN, com Portugal tendo inclusive recebido o primeiro de cinco aviões, seguido da Hungria com dois, e mais recentemente a Holanda que encomendou cinco unidades.
No Brasil, a FAB opera atualmente com cinco KC-390, que são divididos em dois esquadrões operacionais, o "Zeus" – sediado em Anápolis, em Goiás, e o "Gordo", no Rio de Janeiro. O pedido inicial, para 28 aviões foi reduzido para quinze, com possibilidade de adicionar alguns aviões no futuro.