Embraer avança na criação de ecossistema para veículos aéreos autônomos

Veículos aéreos urbanos deverão voar de forma autônoma e Embraer prevê liderar a tecnologia desse no segmento

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 18/03/2022, às 16h11

Embraer trabalha para criar sistema que gerencie e viabilize o voo de veículos aéreos autônomos - Divulgação

 

A Embraer anunciou novas parcerias tecnológicas para acelerar o futuro da aviação autônoma e avançar no desenvolvimento de veículos aéreos urbanos (eVtol).

Os novos parceiros tecnológicos são em geral empresas líderes globais especializadas em inovações na área de sistemas autônomos e fazem parte do Projeto EASy (Embraer Autonomous System) que utiliza processos experimentais ágeis para o desenvolvimento de soluções que tornem possível o uso de eVtol no futuro.    

Entre os novos parceiros estão as norte-americanas Near Earth Autonomy, Iris Automation e Ansys, a suíça Daedalean e a brasileira Motora.

As companhias atuarão juntas em um ecosistema aberto para desenvolver e avaliar diversas novas tecnologias de voo autônomo em ambiente de simulação e em condição reais de voo.

“Temos trabalhado intensamente para criar o futuro da aviação em ampla colaboração com importantes parceiros tecnológicos. É uma satisfação ter a Near Earth Autonomy, Iris Automation e Daedalean contribuindo com seus conhecimentos e experiência, a Ansys com suas tecnologias de simulação, e a Motora que traz agilidade e flexibilidade em integração de software para somar ao nosso projeto de pesquisa,” disse Maurilio Albanese Novaes Junior, Head de Desenvolvimento Tecnológico da Embraer.

A Embraer busca liderar a criação não apenas dos veículos aéreos urbanos, mas também desenvolver um ecossistema que permita gerenciar e viabilizar o uso de aeronaves autônomas em um ambiente urbano, voando ao lado de aeronaves tripuladas.

aeronave notícias de aviação avião aviação Embraer Evtol Eve UAM

Leia também

Nasa revela foguete que levará a primeira mulher à Lua
Embraer reduz prejuízo para R$ 267,6 milhões em 2021