Novo E-Freighter é uma versão convertida em cargueiro dos Embraer E190 e E195 de primeira geração
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 01/12/2023, às 16h00
A Embraer apresentou seu primeiro E-Jet de passageiros convertido como cargueiro. O avião, um E190 de primeira geração, passou por uma ampla mudança estrutural, se transformando no chamado E-Freighter.
O projeto foi anunciado pela Embraer em julho de 2002, como resposta ao crescimento do mercado cargueiro e a ampla oferta de unidades usadas dos E190 e E195 de primeira geração que foram retirados de serviço entre meados de 2020 e 2021.
Além disso, o comércio eletrônico, especialmente de itens de consumo diário e equipamentos eletrônicos, que contam com volume, mas baixo peso, aliado ao grande valor agregado, abrem oportunidades para o uso de aviões regionais no transporte cargueiro.
O segmento que a Embraer planeja os E-Freighter fica entre os atuais ATR e Dash-8 usados no transporte cargueiro e os Airbus A320F e Boeing 737F.
Confira nosso mais novo membro da família E-Jet, o E-Freighter! Veja como convertemos um E190 com configuração de passageiros para configuração de carga.#EFreighter #AccelerateOpportunity #Embraer #WeAreEmbraer #EmbraerStories pic.twitter.com/Db7rz44FKi
— Embraer (@embraer) November 30, 2023
A conversão, que inclui uma mudança na estrutura dos aviões, incluindo reforço do piso, instalação de uma barreira ridiga de carga (RCB, na sigla em inglês) e uma porta de carga na seção dianteira, que ainda exigiu reforços na fuselagem.
A previsão da Embraer é que os aviões entrem em serviço a partir do início de 2024, sendo uma conversão válida para todos os E190 e E195 produzidos. Todavia, o projeto não contempla a nova família E2, em especial pelo alto valor de cada avião para a realidade de transporte cargueiro e seu uso ainda dedicado ao transporte de passageiros. Apenas no mercado dos jatos de primeira geração a Embraer prevê uma demanda para ao menos 700 aviões até meados de 2040.