Projeto da Embraer revela design de avião controlado por Inteligência Artificial e com propulsão sustentável
Por Micael Rocha Publicado em 08/10/2024, às 14h20
A Embraer revelou um conceito de um avião de passageiros controlado por inteligência artificial, operando de forma autônoma, sem piloto. O anúncio será feito durante o evento National Business Aviation Association (NBAA), nos Estados Unidos.
O projeto apresentado tem a possibilidade de os passageiros viajarem ocupando o que seria o cockpit da aeronave. Além disso, o jato enfatiza a sustentabilidade, com opções de propulsão por combustível sustentável, eletrificação ou hidrogênio.
O interior do avião executivo apresentada pela Embraer conta com um design futurista, com uma cabine dividida em três zonas. Já as janelas são do tipo interativas, sensíveis ao toque, que prometem oferecer uma experiência diferente aos viajantes, onde os mesmos poderão acompanhar a visão externa e acessar informações diversas no mesmo local, como ocorrem em tablets.
Apesar de não haver planos imediatos de desenvolvimento e produção, a Embraer ressalta que o objetivo do conceito é promover inovações no setor aeroespacial, expandindo as possibilidades futuras.
No meio aeronáutico, o projeto gerou polêmica e muitos questionamentos sobre sua viabilidade, principalmente em termos de segurança, uma vez que até o momento, a tecnologia não possui a mesma capacidade humana em certos cenários que normalmente são enfrentados por pilotos reais.
Durante a apresentação da aeronave, a fabricante brasileira reconheceu que aviões totalmente autônomos ainda é um desafio, mas especialistas acreditam que essa tecnologia pode redefinir o transporte aéreo em breve.