Mercado doméstico movimentou 2,05 milhões de passageiros e o tráfego internacional registrou 1,02 milhão de pessoas
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 23/11/2022, às 18h12
O aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos, registrou ao longo do mês de outubro a movimentação de 3,07 milhões de passageiros, enquanto o terminal de cargas (Teca) teve um total de 25,7 mil toneladas transportadas.
A GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto, contabilizou 2,05 milhões de passageiros em voos nacionais, mantendo a liderança entre todos os terminais brasileiros. Já o tráfego internacional registrou 1,02 milhão de passageiros, sendo responsável por 33,2% do volume total de passageiros transportados no período.
O total de passageiros manteve média diária de 99,2 mil viajantes. Ao todo foram 21.527 pousos e decolagens no período, com média de 695 operações diárias.
Atualmente, o aeroporto internacional de São Paulo recebe voos de 34 empresas nacionais e internacionais operando regularmente para 45 destinos fora do país.
Há voos internacionais regulares para Adis Abeba, Amsterdã, Assunção, Atlanta, Barcelona, Bariloche, Bogotá, Boston, Buenos Aires, Chicago, Cidade do México, Cidade do Panamá, Cochabamba, Córdoba, Dallas, Doha, Dubai, El Calafate, Frankfurt, Houston, Istambul, Lima, Lisboa, Londres, Luanda, Madri, Medellin, Mendoza, Miami, Milão, Montevideo, Montreal, Newark, Nova York, Orlando, Paris, Porto, Punta Cana, Punta del Este, Roma, Salta, Santa Cruz, Santiago, Toronto e Zurique.
O Teca de GRU é o maior complexo aeroportuário do Brasil, em uma área de aproximadamente 100 mil m², e conta com o maior complexo frigorífico em aeroportos do Brasil, com cerca de 30.000 mil m³ de capacidade de armazenamento de importação e exportação.
No mês de outubro o Terminal de Cargas (Teca registrou o transporte de cerca de 25,7 mil toneladas de produtos referentes à carga internacional operada no terminal, entre importação e exportação. Segundo a concessionária, não estão incluídos os volumes movimentados pelos correios, tampouco a carga doméstica.
Os itens do segmento automotivo, fármaco e maquinário se mantiveram como os de maior importância para o Teca, além do segmento de remessas expressas, que se beneficia da extensa malha aérea operadas no aeroporto e de operações dedicadas para aumentar a velocidade de entrega.
As 24 câmaras frias alcançam todos os ranges de temperatura e atendem todos os tipos de produtos. Além disso, o espaço conta com 440 posições para contêineres refrigerados na importação.