Força Aérea de Taiwan foi acionada para averiguar proximidades das aeronaves militares da China
Por André Magalhães Publicado em 24/02/2022, às 17h30
Ao menos nove aeronaves militares da China sobrevoaram a Zona de Identificação de Defesa Aérea de Taiwan (Adiz) nesta quinta-feira (24), informou o Ministério da Defesa de Taiwan.
Entre as aeronaves chinesas estavam oito caças J-16 e um avião de reconhecimento Y-8. De acordo com informações, as aeronaves sobrevoaram uma área a nordeste das Ilhas Pratas, controladas por Taiwan, no extremo superior do Mar da China Meridional.
Como resposta, Taiwan acionou seus caças F-16 Block 70 para averiguar de perto as aeronaves chinesas. Contudo, o encontro aparentemente foi tranquilo e os caças chineses se afastaram da ilha independente.
Não é incomum que aeronaves da China sobrevoem regiões próximas a Taiwan. Pequim sempre demonstrou que considera Taiwan um de seus territórios que julga como rebelde e, por isso, faz constantes ameaças de invasão.
Assim como está acontecendo no conflito entre a Rússia e a Ucrânia, no caso da China e Taiwan, também há uma grande diferença bélica. O poderio chinês é um dos maiores do mundo.
Entretanto, Taiwan tem investido em armamentos bélicos norte-americanos. O caso principal é a aquisição de caças F-16V Block 70/72, a versão mais moderna do avião de combate dos Estados Unidos.
Os F-16V Block 70 de Taiwan podem levar, por exemplo, os avançados mísseis ar-ar AIM-9X Siderwinder entre outras melhorias. Vale ressaltar que, até o final de 2023, todos os caças serão modificados para a versão Block 70, tornando-se a nação com maior número de caças F-16 na Ásia.