Em meio à guerra na Europa, China envia caças para regiões perto de Taiwan

Força Aérea de Taiwan foi acionada para averiguar proximidades das aeronaves militares da China

Por André Magalhães Publicado em 24/02/2022, às 17h30

J-16D é a versão mais moderna J-16 e apresenta significativas melhorias - Divulgação

Ao menos nove aeronaves militares da China sobrevoaram a Zona de Identificação de Defesa Aérea de Taiwan (Adiz) nesta quinta-feira (24), informou o Ministério da Defesa de Taiwan.

Entre as aeronaves chinesas estavam oito caças J-16 e um avião de reconhecimento Y-8. De acordo com informações, as aeronaves sobrevoaram uma área a nordeste das Ilhas Pratas, controladas por Taiwan, no extremo superior do Mar da China Meridional.

Como resposta, Taiwan acionou seus caças F-16 Block 70 para averiguar de perto as aeronaves chinesas. Contudo, o encontro aparentemente foi tranquilo e os caças chineses se afastaram da ilha independente.

Não é incomum que aeronaves da China sobrevoem regiões próximas a Taiwan. Pequim sempre demonstrou que considera Taiwan um de seus territórios que julga como rebelde e, por isso, faz constantes ameaças de invasão.

Assim como está acontecendo no conflito entre a Rússia e a Ucrânia, no caso da China e Taiwan, também há uma grande diferença bélica. O poderio chinês é um dos maiores do mundo.

Entretanto, Taiwan tem investido em armamentos bélicos norte-americanos. O caso principal é a aquisição de caças F-16V Block 70/72, a versão mais moderna do avião de combate dos Estados Unidos.

Os F-16V Block 70 de Taiwan podem levar, por exemplo, os avançados mísseis ar-ar AIM-9X Siderwinder entre outras melhorias. Vale ressaltar que, até o final de 2023, todos os caças serão modificados para a versão Block 70, tornando-se a nação com maior número de caças F-16 na Ásia.

aeronave notícias de aviação avião aviação China Caças Taiwan Militar Região

Leia também

China envia novo caça para Taiwan em mais uma ação provocativa
Força Aérea de Taiwan inaugura primeira unidade com novos caças F-16V