Autoridades trabalham para aumentar a segurança no aeroporto de Brasília durante a posse presidencial e prevê reforço policial
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 28/12/2022, às 18h30
Devido os riscos de atentado, o aeroporto de Brasília receberá reforço policial em operação integrada entre as polícias Militar, Civil e Federal para a posse presidencial.
O evento de troca de governo ocorre no dia 1 de janeiro, em plena alta temporada de verão, exigindo assim maior cuidado no terminal que movimenta grande partedo fluxo de passageiros do país.
Segundo nota da Inframerica, concessionária do aeroporto, as equipes terão efetivo fixo 24h com rondas abrangendo todo o sítio aeroportuário. O Detran também auxiliará na fiscalização dos veículos na região.
As equipes de segurança do aeroporto de Brasília também estarão de plantão, atuando na vigilância em todo o terminal. Além disso, o Centro de Controle Operacional do dará o apoio para os órgãos policiais acompanhando toda a movimentação por videomonitoramento.
O aeroporto de Brasília reforça a atenção aos itens proibidos na bagagem de mão, incluindo cortantes ou perfurantes. E devido aos riscos associados da troca presidencial, as autoridades voltam a alertar aos passageiros de estarem sempre próximos de suas bagagens e pertences pessoais, evitando contratempos com o acionamento das equipes de segurança.
Por conta da movimentação, a administradora ainda orienta os passageiros com voos previstos para os dias 30 de dezembro e 2 de janeiro, que cheguem com pelo menos 2 horas de antecedência.
Um dos receios é que qualquer contratempo ou mesmo ação efetiva comprometa a segurança e a agenda das delegações estrangeiras que virão para a posse presidencial. Embora toda movimentação oficial ocorra na base aérea de Brasília, anexa ao aeroporto, a concessionária e o Itamaraty trabalham com a Força Aérea Brasileira de forma coordenada.
A Inframerica espera receber entre os dias 30 de dezembro e 2 de janeiro, 1.050 pousos e decolagens e a estimativa de fluxo de pessoas para as datas entre embarques e desembarques é de cerca de 150 mil. Além de voos comerciais, também são esperados voos da aviação de negócios.