Real Força Aérea britânica realizou treinamento com duelo entre caças Typhoon e helicópteros Chinook
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 05/10/2022, às 16h05
Caças Typhoon da Real Força Aérea Britânica (RAF, na sigla em inglês) realizaram um importante e desafiador treinamento de interceptação contra os helicópteros Chinook, nos arredores de Beachy Head, no sul da Inglaterra.
Os pilotos do caças exercitaram um treinamento complexo e vital, com manobras de mira contra alvos lentos e de baixo nível. Ao mesmo tempo, os tripulantes do Chinook treinaram táticas de evasão contra aviões de alto desempenho e com capacidade agressiva elevada.
Durante o treinamento os pilotos do Typhhon puderam colocar em prática suas capacidades em rastrear alvos voando a baixa altitude e velocidade. Já os pilotos do helicóptero tiveram que usar suas habilidades para fugir de um “inimigo” mais veloz, capaz e manobrável.
A RAF destaca a importância do treinamento, visto que ambas as aeronaves estão participando ativamente nas patrulhas e missões de policiamento aéreo da OTAN na Europa Oriental.
Recentemente os Eurofighter Typhoon estão conduzidos uma série de missões de vigilância e patrulha aérea na fronteira oriental, especialmente após a escalada militar na Ucrânia. Desde o início de 2022 os caças passaram por diversos países europeus, como Estônia, Finlândia e Suécia, além de realizar voos no Mediterrâneo.
Já os helicópteros Chinook retornaram recentemente ao Reino Unido após apoiarem o treinamento e logística nos países do Báltico.
O exercício de oportunidade aconteceu logo após as aeronaves se apresentarem no Bournemouth Air Festival, para na sequência os pilotos validarem suas habilidades de voo.