Dona da Air Europa está atrás de um novo comprador

Controladora da British Airways desistiu de comprar a companhia espanhola

Marcel Cardoso Publicado em 01/03/2022, às 15h30

A Air Europa é controlada pela holding espanhola Globalia - Divulgação

O CEO da International Airlines Group (IAG), Luis Gallego, reconheceu que o grupo espanhol Globalia está em busca de um novo comprador para a Air Europa, depois que a controladora da British Airways desistiu oficialmente da aquisição da companhia aérea. 

Em dezembro, as partes haviam sinalizado rescindir o contrato, depois que a União Europeia questionou a possibilidade de um aumento de concentração de mercado no aeroporto internacional de Barajas (MAD), em Madri, principal centro de operações (hub) da Iberia, controlada pela IAG. 

"Esta é uma compra estratégica para a Iberia e a IAG, bem como para a Espanha e o hub de Barajas. Em dezembro, a operação, como havia sido inicialmente concebida, foi abandonada, e nos demos um prazo para buscar uma solução. Neste tempo, a Globalia tem olhado para outras opções e está conversando com pelo menos uma outra companhia aérea", segundo Gallego.

A Air Europa recebeu € 75 milhões (R$ 430 milhões) de multa pelo rompimento contratual. Ela opera cinco voos semanais entre a capital espanhola e o aeroporto internacional de São Paulo (GRU).

aeronave notícias de aviação avião aviação Air Europa IAG Globalia Comprador

Leia também

Iberia vai adicionar três Airbus A350 em sua frota até junho
Air Europa voltará a fazer voos diários entre São Paulo e Madri