O 2º/5º GAV "Esquadrão Joker, em Natal, é o palco onde aspirantes passam por intenso treinamento
Marcel Cardoso Publicado em 27/01/2022, às 18h10 - Atualizado em 31/01/2022, às 14h54
Filme é baseado na sede de uma das principais sedes de formação de pilotos de caça no mundo | Foto: FAB/Cabo Simplício.
Estreia no próximo sábado (29), o documentário ‘Joker - Escola de Pilotos de Caça’, documentário que aborda a formação dos pilotos de caça da Força Aérea Brasileira (FAB), uma atividade que utiliza como meio de formação um avião que é uma evolução do T-27 Tucano, o Embraer EMB-314 Super Tucano, além de contar a história das tradições da aviação de caça.
O filme de 60 minutos é baseado em Natal, onde está baseado o 2º/5º GAV "Esquadrão Joker'', onde todos os anos, um seleto grupo de Aspirantes recém-formados pela Academia da Força Aérea (AFA) passa por um treinamento complexo que os preparam para guarnecer os esquadrões de caça situados em vários pontos do território brasileiro.
Embraer conclui processo de reintegração da unidade de aviação comercial
O projeto é assinado pelo jornalista João Paulo Zeitoun, juntamente com o produtor audiovisual Victor Bilbao. “Tendo sido um sucesso o documentário Tucano 35, buscamos dar uma continuidade nesse tipo de projeto e a escolha natural foi explorar a formação dos pilotos de caça da Força Aérea Brasileira, pois se trata de uma atividade complexa que utiliza como meio de formação o Embraer EMB-314 Super Tucano”, segundo Zeitoun.
Dentre os patrocinadores, estão a Embraer, a Saab do Brasil, a Collins Aerospace, a Goodyear e a própria FAB. O lançamento será no canal da Hunter Press, no Youtube.