Dirigível movido a energia solar e hidrogênio fará volta ao mundo

Uma startup francesa está planejando fazer uma viagem de volta ao mundo com um dirigível sem o uso de combustíveis fósseis

Por Marcel Cardoso Publicado em 25/09/2023, às 08h12

Três tripulantes farão a viagem no dirigível, previsto para decolar em 2026 - Euro Airship/Divulgação

Uma startup francesa está planejando voar por 20 dias com um dirigível ao redor do mundo, sem escalas e sem o uso de combustíveis fósseis.

O Solar Airship One possui 151 metros de comprimento que serão preenchidos por 50.000 m³ de gás hélio. Dois tipos de fontes irão abastecer o seu sistema de propulsão: durante o dia, a energia solar, que preencherá quase 5.000 m² na parte superior da aeronave, e de noite, o hidrogênio será utilizado para alimentar uma célula de combustível.

Segundo a Euro Airship, responsável pela aventura, o projeto está sendo desenvolvido há uma década e, nos últimos três anos, detalhes de cunho industrial estão sendo definidos em conjunto com uma empresa de tecnologia e consultoria também da França.

Três tripulantes estarão a bordo do dirigível, que tem previsão de decolar em 2026, percorrendo 40.000 km, no sentido ocidente-oriente.

Outras duas empresas estão desenvolvendo projetos semelhantes. Uma delas, dos Estados Unidos, é financiada por Sergey Brin, fundador do Google.

França hidrogênio dirigível Energia Solar volta ao mundo Solar Airship One combustíveis fósseis Euro Airship

Leia também

Adoção do hidrogênio pode avançar na aviação da Nova Zelândia
Primeiro dirigível brasileiro para operação comercial passou por vistoria