Dinamarca recebe mais dois caças F-35A

Caças F-35 da Dinamarca estão atualmente servido para o treinamento dos pilotos

Por André Magalhães Publicado em 07/07/2022, às 10h50

Caças F-35 estão com alta na taxa de encomendas internacionais - Ministério da Defesa da Dinamarca

A Dinamarca recebeu mais dois caças F-35, elevando a frota para seis aviões furtivos. A entrega ocorreu na base aérea de Luke, nos Estados Unidos. Embora seis caças já tenham sido entregues, nenhum foi deslocado para a Dinamarca, que está ainda preparando a infraestrutura para receber os novos jatos e treinando seus pilotos.

O treinamento dos pilotos dinamarqueses está sendo realizado em conjunto com os norte-americanos que também operam caças F-35 na base de Luke. O intercambio entre forças aéreas é considerado fundamental para o melhor aproveitamento de todas as etapas do curso.

A força aérea real da Dinamarca optou por manter os caças nos EUA para reduzir os custos imediatos em infraestrutura, equipamentos e viagens internacionais dos militares. A expectativa é que o primeiro F-35A dinamarquês seja entregue até 2023.

Ao todo, serão 27 aeronaves, que estão em fases distintas de construção na unidade da Lockheed Martin, em em Fort Worth, no Texas. A Dinamarca é um dos sócios do projeto Join Strike Fighter, que deu origem ao programa F-35.

notícias de aviação aviação Lockheed Martin EUA Furtivo F-35A Militar JSF Aviões Aeronaves Dinamarca

Leia também

Holanda negocia modernos mísseis para seus F-35
EUA enviam mais caças F-35A para a Alemanha em resposta à guerra