A Qantas tem enfrentado frequentes atrasos em voos entre Sydney e Joanesburgo devido a detritos de foguetes da SpaceX
Por Marcel Cardoso Publicado em 14/01/2025, às 08h11
A Qantas tem enfrentado atrasos frequentes em seus voos entre Sydney, na Austrália, e Joanesburgo, na África do Sul, devido à reentrada de detritos dos foguetes Falcon 9 da SpaceX na atmosfera terrestre.
Segundo a companhia aérea, as alterações no cronograma dos voos ocorrem por causa de notificações de última hora sobre os horários e locais previstos para a queda dos detritos no sul do Oceano Índico. Ela recebe coordenadas e horários relacionados à reentrada dos foguetes, mas essas informações frequentemente mudam com pouca antecedência, forçando atrasos.
"Nas últimas semanas, tivemos que atrasar vários voos entre Joanesburgo (JNB) e Sydney (SYD) devido a orientações recebidas do governo dos EUA sobre a reentrada de foguetes da SpaceX em uma extensa área do sul do Oceano Índico", disse Ben Holland, chefe do Centro de Operações da Qantas em Sydney.
Os atrasos recentes incluem voos que partiram com até três horas de atraso, como ocorreu na última sexta-feira (10). No último dia 2, o mesmo voo decolou duas horas e meia após o horário previsto. Os detritos dos foguetes são direcionados ao Oceano Índico por ser uma área remota, mas isso afeta rotas comerciais que utilizam essa região, incluindo voos próximos à calota de gelo da Antártica.
A South African Airways também relatou atrasos em seus voos diretos entre Perth (PER), na Austrália, e JNB, que utilizam uma rota semelhante à da Qantas. Esses voos são realizados cinco vezes por semana com aeronaves Airbus A340-300.
Até o momento, a SpaceX não se manifestou publicamente sobre os atrasos causados pelos detritos de seus foguetes Falcon 9.