Descubra a emocionante experiência de voar no Falcon 8X

Fomos a primeira revista do mundo a voar no Falcon 8X, o novo trijato da Dassault com interior completo

Por Felipe Milani e Rodrigo Duarte Publicado em 06/10/2019, às 00h00 - Atualizado em 05/07/2024, às 12h00

Com a globalização, os negócios passam a exigir das empresas e seus executivos viagens cada vez mais longas e rápidas, para cumprir extenuantes agendas de trabalho. O objetivo é aumentar receitas e, eventualmente, expandir as áreas de atuação em regiões antes inalcançáveis.

De olho nesse mercado, a Dassault Falcon Jet apresenta pela primeira vez no Brasil* seu mais novo jato, o Falcon 8X, com autonomia e conforto adicionais em relação a seus antecessores. AERO Magazine tem a honra de ser a primeira equipe de imprensa do mundo a embarcar no avião com interior finalizado para um voo de demonstração.

Chegamos bem cedo ao Aeroporto de Congonhas, na capital paulista. Sol e céu azul. Somos recebidos pelo vice-presidente de Vendas da Dassault Falcon Jet para a América Latina, Rodrigo Pesoa. Da sala VIP do hangar da Premier, vemos o imponente jato, que, no dia anterior, recebeu o tradicional batismo com água e está brilhando.

A primeira impressão ao olhar a aeronave externamente é que nada mudou em relação ao 7X. O design é muito semelhante. As janelas do cockpit lembram o trijato da fabricante francês. Na verdade, são iguais. A única maneira de saber que estamos diante da nova aeronave, além de ler o nome estampado no estabilizador vertical, é contando o número de janelas. São 16 no total, duas a mais do que o irmão mais velho 7X. O modelo ficou 1,27 metro maior, seu comprimento total é de 24,46 metros.

NOVOS WINGLETS

O Falcon 8X é uma evolução do 7X, contando ainda com uma fuselagem mais longa, sendo 1,27 metro maior, tendo comprimento total de 24,46 metros

Trazendo uma nova asa, o Falcon 8X leva vantagem nas superfícies de controles móveis, incluindo três painéis de slats, dois flaps e três airbrakes. Juntos, eles prometem fornecer mais controle e eficiência, como pretendemos confirmar em instantes. Também há uma discreta diferença nos winglets que, para os mais atentos, indica o modelo da aeronave.

O peso máximo de decolagem do Falcon 8X é de 33.113 kg (ou seja, decola 1.362 kg mais pesado do que o 7X). Ao entrarmos na aeronave, podemos notar todo o requinte e o conforto proporcionado em sua cabine com 48 m3 de volume, bem distribuídos em três zonas com 2,34 metros de largura e 1,88 metro de altura. O aumento do comprimento proporcionou mais conforto na cabine e mais espaço entre as poltronas.

A aeronave trazida ao Brasil não possui área de descanso para a tripulação, o que seria desejável em um jato desse porte, pelo menos para operadores dispostos a aproveitar seu alcance. Para voos muito longos, a regulamentação de tripulação exige mais pilotos, tendo em vista o aumento da segurança de voo com pilotos descansados. Ninguém pode entender como normal um voo de 13 horas ininterruptas somente com dois pilotos a bordo.

GELADEIRA A BORDO

Falcon 8X conta com uma das maiores galley da aviação de negócios

 

No local onde poderia ser incluída a área de descanso há uma espaçosa galley com fornos micro-ondas e elétrico, cafeteira e uma grande novidade no mundo da aviação de negócios: a instalação de uma geladeira. Também na galley há os controles touchscreen dos sistemas de iluminação, aquecimento de água, temperatura da cabine e entretenimento a bordo. Esse sistema, aliás, é o mesmo que equipa outras aeronaves Falcon fornecido pela norte-americana Rockwell Collins. Ele funciona bem e se revela muito fácil e intuitivo de se operar.

Em cada poltrona há também o controle individual de iluminação dos assentos, bem como controles para o sistema de entretenimento. As cortinas das janelas são manuais. Em uma aeronave desse porte, com muitas janelas para se abrir e fechar, talvez seja interessante avaliar a instalação de cortinas elétricas controladas remotamente pelo passageiro. Segundo o fabricante, tal opção está disponível para os interessados em adquirir a aeronave como opcional. Também é opcional a instalação de ajuste elétrico das poltronas.

São mais de 30 opções de configuração interna e centenas de outros itens para serem personalizados ao gosto do cliente. Estamos confortavelmente embarcados nove passageiros e três tripulantes para início de nosso voo com aproximadamente duas horas de duração. 

TECNOLOGIA EMBARCADA

Tudo pronto e iniciamos nosso voo. O baixo nível de ruído na cabine impressiona. Mesmo durante a decolagem, é possível conversar sem ter de alterar o volume de nossas vozes com qualquer passageiro sentado na cabine principal.

Derivado do caça Rafale e do Falcon 7X, o sistema digital de controle de voo assegura ao Falcon 8X uma pilotagem suave e precisa por meio dos comandos de voo fly-by-wire e dois sidestick. O controle direcional da roda de nariz é feito pelos próprios pedais da aeronave.

Tão dócil e preciso é o controle de voo com os sidesticks que subimos até cruzar 10.000 pés voando o avião “na mão”, seguindo o vetor da trajetória de voo. Só depois engajamos o piloto automático a fim de reduzir a carga de trabalho. Assim como ocorre em outras aeronaves com sistema sidestick somado ao fly-by-wire, o Falcon 8X conta com o envelope de proteção contra estóis, overspeed e comando brusco. Para fornecer energia, o novo trijato conta com quatro geradores – um para cada motor, mais o do APU, que não pode ser acionado em voo –, duas baterias principais e uma RAT (ram air turbine), que é acionada em caso de total falha elétrica.

Derivado do caça Rafale e do Falcon 7X, o sistema digital de controle de voo assegura ao Falcon 8X uma pilotagem suave e precisa por meio dos comandos de voo fly-by-wire e dois sidestick

 

Além das mudanças de cabine e motor, o cockpit do Falcon 8X vem equipado com a novidade da plataforma Honeywell Primus Epic, o EASy III, construído em torno de um novo sistema de gerenciamento de voo, o mesmo usado no Boeing 787. O EASy III traz melhorias como um avançado radar meteorológico em 3D, um sistema integrado CPDLC (Controller Pilot Data Link Communication) e duplo HUD (Head-up Display) com a mais nova tecnologia FalconEye, um sistema de visão combinada (CVS) que agrega visão sintética e melhorada através de cinco sensores. Já o autothrottle agora permanece em funcionamento mesmo com um motor inoperante. Completando o novo conjunto de aviônicos EASy III estão dois eletronic flight bags de nova geração com performance da aeronave, cartas Jeppesen, peso e balanceamento, manuais e documentos como Maste r MEL e procedimentos de manutenção.

O sistema de balanceamento automático de combustível é outro destaque que colabora com a redução da carga de trabalho dos pilotos. Os Falcon 7X e 8X dividem a mesma habilitação, sendo necessário apenas dois dias de treinamento para as diferenças.

GRANDES ASAS

Após o nivelamento e início do voo de cruzeiro, o nível de ruído diminui mais ainda, pois os motores são colocados no regime de voo adequado ao momento, sendo menos exigidos que durante a subida. A aeronave possui um voo muito liso e confortável. Suas grandes asas absorvem grande parte das ligeiras instabilidades que atravessamos por variação de vento e dificilmente percebermos qualquer desconforto por turbulência.

O deslocamento dentro da cabine também é feito de forma fácil pela grande largura e boa altura no diâmetro interno do charuto. Amplo e confortável, o toalete traseiro já utiliza sistema a vácuo de série (novidade na linha Falcon). Nesta aeronave é possível a instalação até de um chuveiro a bordo para aqueles que não tem tempo a perder e já desejam chegar prontos para seus compromissos no destino. No toalete dianteiro, é opcional a instalação do sistema de vácuo.

Como em todas as aeronaves desse porte, o bagageiro é pressurizado e por esse motivo torna-se possível acessá-lo pela parte interna da aeronave durante o voo. Com um isolamento da cabine principal da terceira zona, o proprietário da aeronave e seus convidados desfrutam de privacidade e conforto enquanto descansam durante as longas jornadas.

UMIDADE E ALTITUDE

O clima e o ambiente a bordo são confortavelmente ajustados para uma sensação de altitude de cabine de 4.000 pés mesmo em níveis de voo elevados. Outro ponto positivo é o controle de umidade a bordo. Juntos, os controles de ambiente permitem que tanto tripulação quanto passageiros não sofram com ar seco e altitudes elevadas.

São mais de 30 opções de configuração interna e centenas de outros itens para serem personalizados ao gosto do cliente

No aspecto performance, o novo Falcon 8X alcança 6.450 milhas náuticas (11.945 km) com oito passageiros a bordo e voando a Mach 0,80 (850 km/h). Pelas contas do fabricante, fazendo um cálculo rápido e grosseiro, dividindo a capacidade máxima de combustível pela autonomia divulgada, com a capacidade 15.830 kg de querosene, a aeronave queima 2,45 kg por milha voada, o que a deixa mais econômica do que o seu concorrente G550, que queima 2,78 kg por milha voada.

Isso demonstra que a aeronave é 12% mais econômica na média em consumo de combustível e também emite menos gases poluentes na atmosfera. Segundo o fabricante, a economia total no custo operacional direto da aeronave é de 35% em comparação ao concorrente.

TRÊS MOTORES

Com esse alcance, a aeronave tem capacidade para voos diretos e sem escalas entre São Paulo e Moscou, Auckland e São Paulo, Tóquio e Miami ou Londres para praticamente qualquer cidade do hemisfério norte, por exemplo. Na prática, isso significa qualquer ponto do globo terrestre com no máximo uma parada.

Mesmo com três motores o Falcon 8X é até 12% mais econômico, na média em consumo de combustível, e também emite menos gases poluentes na atmosfera que seus rivais diretos

 

Os três motores ajudam muito nesse cálculo, pois em rotas oceânicas e inabitadas, significa um trajeto mais reto por maior possibilidade de afastamento de pedaços de terra. Os requisitos ETOPS (Extended Twin Engine Operations) não se aplicam a essa aeronave.

Outra vantagem de se ter três motores é que, em caso de pane na decolagem, apenas 33% da potência é perdida e isso diminui os requisitos mínimos para emergências, pois permite-se uma melhor performance nos segmentos de decolagem mais críticos.

Não se pode deixar de mencionar também a performance da aeronave em pistas curtas, como London City, Aspen, Saint Moritz e Cannes. No Brasil, com a tendência das aeronaves saindo dos grandes centros e sendo hangaradas nos aeroportos periféricos do interior, que são dotados de pistas menores, o 8X oferece uma grande gama de opções para operação.

O custo de aquisição dessa aeronave é de aproximadamente US$ 60 milhões. No momento, temos a notícia de alguns operadores Falcon que possuem modelos 2000, 900 e 7X já substituindo suas aeronaves usadas pela nova. Foram 30 aeronaves negociadas desde seu lançamento há dois anos. A Dassault estima produzir 33 aeronaves por ano do modelo.

Pousamos em Congonhas sem contratempos, aproveitando a extensão da pista. A sensação é a de que realmente voamos em uma aeronave que veio para marcar uma sólida posição no mercado.

 

DASSAULT FALCON 8X 

Fabricante: Dassault Aviation
Ocupantes: 2 pilotos + 8 passageiros
Motores: 3x Pratt & Whitney Canada PW307D, de 29,9 kN cada
Dimensões (ExCxA): 26,29 m – 24,46 m – 7,94 m
Velocidade (Mmo): Mach 0.90
Pesos (decolagem e pouso): 33.113 kg – 28.304 kg
Alcance: 6.450 nm
Teto max. operacional: 51.000

* Publicado originalmente na AERO Magazine 268 · Set/2016

aeronave notícias de aviação avião Dassault jatinho Falcon Congonhas Falcon 8X Dassault Falcon Jet trijato