Procura por viagens aéreas cresceu 67% na comparação anual, taxa de ocupação dos voos foi de 77,7%, diz IATA
Por Wesley Lichmann Publicado em 09/03/2023, às 17h55
A demanda por viagens aéreas registrou alta de 67% no mês de janeiro em relação ao mesmo período de 2022, segundo dados divulgados ontem (8), pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês).
A capacidade das companhias aéreas associadas cresceu 35,5% comparação anual. A taxa média de ocupação dos voos em janeiro foi de 77,7%, um aumento de 14,7 pontos percentuais.
Com o avanço da vacinação e fim das restrições sanitária, o tráfego de passageiros mundial atingiu 84,2% do nível obtido em janeiro de 2019, ano pré crise sanitária.
Em janeiro, o fluxo de passageiros em voos domésticos aumentou 32,7% na comparação com o mesmo período do ano passado, o volume representa 97,4% do nível registrado no mesmo período de 2019.
Já no segmento internacional, o número de passageiros cresceu 104% frente um ano antes, com todas as regiões registrando forte aumento do tráfego. A companhias aéreas do mercado Ásia Pacífico lideraram o crescimento. A capacidade medida em passageiros-quilômetros pagos transportados (RPK, na sigla em inglês) atingiu 77% da oferta de janeiro de 2019.
"A demanda por viagens aéreas teve um início muito saudável em 2023. A rápida remoção das restrições da COVID-19 para viagens domésticas e internacionais na China é um bom presságio para a recuperação forte e contínua do setor ao longo do ano após a crise da pandemia. O mais importante é que as muitas incertezas econômicas e geopolíticas não diminuíram a demanda por viagens", disse Willie Walsh, diretor geral da IATA.