Demanda global de passageiros em 2024 registrou recordes de ocupação

A aviação comercial em 2024 registrou expansão internacional com destaques regionais

Por Gabriel Benevides Publicado em 31/01/2025, às 23h30

- Foto criada por inteligência artificial (IA)

A Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA) divulgou recentemente que a demanda global por viagens aéreas atingiu um novo recorde em 2024. Esse crescimento foi impulsionado por um desempenho robusto nos principais mercados de passageiros e pelo aumento do tráfego internacional em todas as regiões.

Em 2024, o tráfego internacional superou os níveis de 2019 em 0,5%, com crescimento registrado em todas as regiões. A capacidade ficou ligeiramente abaixo da marca de 2019, com uma redução de 0,9%. Já a taxa de ocupação apresentou um aumento de 0,5 ponto percentual, atingindo um recorde de 83,2%.

No mês de dezembro de 2024, a demanda internacional cresceu 10,6% em relação ao mesmo período de 2023, enquanto a capacidade teve um aumento de 7,7%. Como resultado, a taxa de ocupação subiu 2,2 pontos percentuais, chegando a 83,9%.

Desempenho por Região

A região do Nordeste Asiático liderou esse crescimento, refletindo o aumento contínuo do tráfego internacional da China para sub-regiões próximas e do turismo doméstico. Além disso, mercados consolidados como Europa Ocidental e América do Norte também contribuíram significativamente para o crescimento do setor.

Para 2025, a IATA projeta que mais de 5,2 bilhões de passageiros serão transportados em 40 milhões de voos em todo o mundo, representando um aumento de 6,7% em relação a 2024.

O crescimento em passageiros-quilômetro transportados pagos (RPK) e assentos-quilômetro oferecidos (ASK) alinhou-se com a tendência observada na década anterior à pandemia. Espera-se que o aumento do tráfego de passageiros continue seguindo essa trajetória, apoiado pela demanda persistente e pela expansão das operações das companhias aéreas nas principais economias emergentes.

Iata Companhias Aéreas Setor Aéreo Demanda Aérea

Leia também

Guia de transporte aéreo de pets foi lançado por associações do setor
IATA elogia sanção da Lei do Combustível do Futuro no Brasil