Demanda de carga aérea cresceu quase 10% em outubro

As companhias aéreas latino-americanas registram a maior alta na demanda por carga aérea em outubro

Por Marcel Cardoso Publicado em 04/12/2024, às 09h24

- CCR Aeroportos

A Associação do Transporte Aéreo Internacional, a IATA, apresentou nesta quarta-feira (4) os dados do mercado global de transporte aéreo de carga relativos ao mês de outubro, indicando um aumento anual na demanda e na capacidade, além de destacar tendências e desafios no setor.

A demanda total registrou alta de 9,8%em comparação com o mesmo mês de 2023. Esse foi o 15º mês consecutivo de crescimento, com destaque para as operações internacionais, que cresceram 10,3%. Já a capacidade aumentou 5,9%, feita a mesma relação. No segmento internacional, o crescimento foi de 7,2%, impulsionado pela alta de 8,5% na capacidade de carga em aeronaves de passageiros. Já a capacidade de aviões cargueiros subiu 5,6%, aproximando-se dos níveis recordes de 2021.

"Embora 2024 apresente sinais de um ano recorde para a carga aérea, devemos olhar para 2025 com certa cautela. A intenção anunciada pelo novo governo de Trump de impor tarifas significativas aos seus principais parceiros comerciais — Canadá, China e México — pode derrubar as cadeias de suprimentos globais e minar a confiança do consumidor", disse Willie Walsh, diretor geral da IATA.

As companhas aéreas da América Latina registraram um aumento de 18,5% na demanda, o maior percentual no mundo, enquanto a capacidade subiu 5,8%.

Iata demanda por carga aérea carga aérea global transporte aéreo de carga comércio eletrônico aviação aviões cargueiros transporte internacional de carga resultados outubro 2024 capacidade de carga aérea rotas comerciais de carga

Leia também

Demanda aérea global cresceu em setembro, diz IATA
Passageiros priorizam praticidade e agilidade em viagens aéreas