As companhias aéreas latino-americanas registram a maior alta na demanda por carga aérea em outubro
Por Marcel Cardoso Publicado em 04/12/2024, às 09h24
A Associação do Transporte Aéreo Internacional, a IATA, apresentou nesta quarta-feira (4) os dados do mercado global de transporte aéreo de carga relativos ao mês de outubro, indicando um aumento anual na demanda e na capacidade, além de destacar tendências e desafios no setor.
A demanda total registrou alta de 9,8%em comparação com o mesmo mês de 2023. Esse foi o 15º mês consecutivo de crescimento, com destaque para as operações internacionais, que cresceram 10,3%. Já a capacidade aumentou 5,9%, feita a mesma relação. No segmento internacional, o crescimento foi de 7,2%, impulsionado pela alta de 8,5% na capacidade de carga em aeronaves de passageiros. Já a capacidade de aviões cargueiros subiu 5,6%, aproximando-se dos níveis recordes de 2021.
"Embora 2024 apresente sinais de um ano recorde para a carga aérea, devemos olhar para 2025 com certa cautela. A intenção anunciada pelo novo governo de Trump de impor tarifas significativas aos seus principais parceiros comerciais — Canadá, China e México — pode derrubar as cadeias de suprimentos globais e minar a confiança do consumidor", disse Willie Walsh, diretor geral da IATA.
As companhas aéreas da América Latina registraram um aumento de 18,5% na demanda, o maior percentual no mundo, enquanto a capacidade subiu 5,8%.