Em entrevista, CEO da Delta falou sobre o prejuízo milionário com apagão e disse que Microsoft e Crowdstrike serão processadas
Por Marcel Cardoso Publicado em 01/08/2024, às 08h35
O apagão cibernético causado por uma falha em uma atualização de sistema da Microsoft por uma empresa de segurança virtual, no último dia 19 de julho, causou um prejuízo de US$ 500 milhões, o equivalente a R$ 2,83 bilhões, à Delta Air Lines.
Em entrevista ao programa “Squawk Box”, do canal fechado norte-americano CNBC, Ed Bastian, CEO da companhia aérea, disse que o valor inclui a perda de receita e custos com indenizações e diárias de hotéis para os passageiros afetados com o problema.
Bastian disse ainda que a Delta irá à Justiça contra a Crowdstrike e a Microsoft, pleiteando indenização por estas perdas. “Temos que proteger nossos acionistas. Temos que proteger nossos clientes, nossos funcionários, dos danos, não apenas do custo disso, mas da marca, dos danos à reputação”, disse.
A pane motivou a suspensão temporária de todos os voos por meio das principais companhias dos Estados Unidos, segundo a agência norte-americana de aviação civil (FAA). Na Europa, no Japão e na Austrália, aeroportos registraram falhas nos sistemas das companhias aéreas e algumas operações de check-in foram feitas manualmente.
O Brasil não foi afetado diretamente com a falha.