Definido primeiro país onde os eVTOLs da Archer irão voar

Acordo com o governo de Abu Dhabi permitirá que os Emirados Àrabes recebam primeiros voos com os eVTOLs da Archer

Por Marcel Cardoso Publicado em 20/10/2023, às 08h56

O Midnight, aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical da Archer Aviation, voará comercialmente em 2026 - Divulgação

As aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical (eVTOLs) da Archer Aviation farão sua estreia internacional nos Emirados Árabes.

Na última semana, o fabricante norte-americano assinou um acordo com o Escritório de Investimentos de Abu Dhabi (Adio) para fazer da cidade a primeira parceira de lançamento internacional, com a intenção de iniciar as operações de táxi aéreo com o Midnight em 2026.

Nosso objetivo é aprovar o táxi aéreo da Archer para voar nos Emirados Árabes Unidos assim que for certificado pela FAA, e estamos muito entusiasmados em colaborar com eles para trazer táxis aéreos elétricos para o país”, disse Saif Mohammed Al Suwaidi, Diretor Geral da Autoridade Geral de Aviação Civil.

A Archer instalará sua primeira sede fora dos Estados Unidos em Abu Dhabi, além de implantar instalações no Cluster da Indústria de Veículos Inteligentes e Autônomos (Savi), no mesmo local. Outros players da aviação irão participar da iniciativa, como a Falcon Aviation e a GAL-Ammroc.

A empresa levantou mais de US$ 1,1 bilhão (R$ 5,57 bilhões) em financiamento até o momento, incluindo investimentos da Mubadala Capital, United Airlines, Stellantis e Boeing.

Trazer a aviação eléctrica para os Emirados Árabes ajudará a desbloquear o congestionamento com emissões zero e, por sua vez, trará milhões de investimentos directos estrangeiros e milhares de empregos para a região durante a próxima década”, disse Badr Al-Olama, Diretor Geral Interino do Escritório de Investimentos de Abu Dhabi.

Emirados Árabes Evtol Abu Dhabi Archer Aviation Midnight

Leia também

Futuro táxi voador se aproxima do primeiro voo
Controladora da Fiat e Chrysler amplia aposta em 'carro voador'