Criada a partir do sucesso do Falcon 20 a Dassault Falcon comemorou 60 anos e mais de 2.700 aeronaves entregues
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 05/05/2023, às 19h55
A Dassault Falcon comemorou 60 anos do primeiro voo do Mystère 20, o jato de negócios que deu origem a bem-sucedida família Falcon. O voo inaugural ocorreu em 4 de maio de 1963, e as qualidades do projeto o tornaram um sucesso no então nascente mercado de aviação de negócios.
Uma das frases mais célebres de Marcel Dassault, o fundador da Dassault Aviation, dizia que “Para uma aeronave voar bem, ela deve ser bonita", o que sempre foi uma ambição dos engenheiros do fabricante, que se notabilizou no segmento militar, em especial com a família Mirage.
O ingresso na aviação de negócios ocorre com o Mystère 20, que agregava um visual inovador e elevado desempenho. Tanto que suas boas qualidades chamaram atenção não apenas de operadores privados, o foco inicial do projeto, mas em especial da então poderosa Pan American World Airways.
Na época o aviador Charlers Lindbergh, executivo da Pan Am, buscava um avião para permitir o ingresso no mercado de aviação executiva, atendendo a demanda por viagens corporativas e privadas, em alta nos Estados Unidos.
Supostamente Lindbergh teria telegrafado para o CEO da Pan Am, Juan Trippe, com a mensagem “Encontrei nosso pássaro. A companhia aérea encomendou 40 unidades com opção para outros 120 e criou a Pan Am Business Jets, logo a empresa se tornou o distribuidor oficial do modelo nos Estados Unidos.
Com o potencial de vendas no mercado norte-americano, que vinha absorvendo diversos aviões executivos, o modelo foi rebatizado como Fan Jet Falcon e na sequência passou a ser chamado de Falcon 20.
Além da Pan Am Business Jets, o Falcon 20 chamou atenção também do empresário Frederick W. Smith, que estava formando a Federal Express (FedEx) e buscava um avião de média capacidade para entregas de encomendas expressas, que pudesse voar em aeroportos com o mínimo de infraestrutura de solo. A FedEx operou um total de 33 unidades do Falcon 20, em uma versão cargueira. Além disso, a Guarda Costeira dos EUA também encomendou 41 unidades do avião, designado como Hu-25 Guardian.
Atualmente a Dassault Falcon, divisão do grupo Dassault criado especialmente para o desenvolvimento, construção e venda de jatos de negócios, entregou mais de 2.700 aviões, que são operados tanto por empresários e industriais, como personalidades, grandes corporações, governos e forças armadas.
Os anos 1990 marcaram a ampliação do mercado de aviões de negócios no mundo, com os Falcon 2000 e Falcon 900 se tornando referência em seus respectivos segmentos. Aliás, ambos são os modelos mais vendidos da família, com o Falcon 2000 liderando com aproximadamente 700 unidades entregues e o Falcon 900 acumulando mais de 550 aviões comercializados.
Outra inovação foi o lançamento do Falcon 7X, que em meados dos anos 2000 inovou com o uso de uma suíte de aviônicos avançada e controle fly-by-wire. A família Falcon 7X/8X acumulam mais de 400 entregas.
Mais recentemente a Dassault lançou o Falcon 6X, com foco no mercado de cabine larca e longo alcance, e o Falcon 10X que deverá disputar o segmento de aviões de cabine ultralarga e ultralongo alcance, superando os 13.800 quilômetros.
Após seis décadas a Dassault Falcon segue disputando o bilionário e competitivo mercado da aviação de negócios. "A fórmula não mudou", disse o presidente e CEO da Dassault Aviation, Eric Trappier. "Cada aeronave Dassault deve ter um manuseio excelente, linhas bonitas e construção robusta. E, é claro, deve fornecer conforto de última geração”.