Durante o AERO Friedrichshafen a Daher destacou a presença de 30 anos da família TBM no event oe promoveu o novo Kodiak 100 Serie III
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 23/04/2024, às 11h00
A Daher comemorou os 30 anos da presença da família TBM no AERO Friedrichshafen, o tradicional evento de aviação geral que ocorre no sul da Alemanha e destacou principalmente a série 2024 do monoturboélice Kodiak 100 Serie III.
Durante todo o evento a Daher manteve em exposição estática um TBM 960 e um Kodiak 100 e ainda levou um veterano monomotor a pistão Rallye para celebrar seu legado na aviação.
Com foco no mercado de monoturboélices avançados voltados para pilotos-proprietários, a Daher anunciou que o primeiro Kodiak 100 Serie III, na configuração Ano/Modelo 2024 será entregue pela Rheinland Air Service, distribuidor autorizado Kodiak e TBM da Daher para a Áustria e Alemanha.
O modelo recebeu algumas melhorias, como um aumento de 250 quilos no peso de pouso, passando para 3.286 quilos, juntamente próximo do peso máximo de decolagem de 3.203 kg, permitindo assim maior carga útil. Como outro recurso, os acessórios plug-and-play facilitam permitem a rápida instalação dos flutuadores anfíbios Aerocet.
Outra novidade é que a hélice pentapá da Hartzell se tornou padrão nos modelos 2024, assim como painéis de áudio Bluetooth. Como opcional para operações em pistas extremas é oferecido os pneus maiores, de 29 polegadas.
“O próximo passo será o aumento da disponibilidade de combustível de aviação sustentável (SAF) para reduzir ainda mais o impacto do carbono" explicou Nicolas Chabbert, CEO da Divisão de Aeronaves de Daher.
O AERO Friedrichshafen se consolidou como o principal encontro da aviação geral na Europa, reunindo mais de 680 empresas e 270 aeronaves expostas, atraindo sobretudo pilotos-proprietários.