São Paulo terá oficina de reparo de pás de helicópteros

A CTB planeja base no aeroporto de Campo de Marte, em São Paulo, oferecendo reparo de pás de helicópteros

Por Marcel Cardoso Publicado em 22/09/2025, às 10h49

Nova unidade da Composite Technology do Brasil será a única oficina de reparo de pás de helicópteros em São Paulo - CTB

A Composite Technology do Brasil (CTB) anunciou a abertura de sua segunda base de operações, que será instalada no aeroporto de Campo de Marte, em São Paulo. A nova estrutura será a única oficina especializada em reparo de pás de helicópteros na cidade.

A previsão é que a unidade entre em funcionamento em dezembro. A empresa é especializada na manutenção e reparos de componentes aeronáuticos em materiais compostos, com foco em pás de helicópteros. Atualmente é autorizada pela Leonardo, Bell e Sikorsky.

Campo de Marte

A decisão por Campo de Marte está relacionada ao perfil do mercado paulista. A cidade concentra a maior frota de helicópteros do mundo e reúne fabricantes, operadores de táxi aéreo e oficinas de manutenção. Atualmente, cerca de 30% da base de clientes da CTB está no estado de São Paulo, o que motivou a expansão. A empresa opera, desde 2020, no aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. 

Portfólio de serviços

A unidade em São Paulo oferecerá os mesmos serviços já disponíveis no Rio de Janeiro, incluindo reparo de pás, tratamento de erosão, balanceamento, acabamento e pintura. A expectativa é de que a abertura da filial permita ampliar em 20% o número de clientes atendidos.

A abertura da filial em São Paulo representa um marco para a CTB, pois nos permite estar ainda mais próximos de nossos clientes em um dos mercados mais relevantes da aviação”, disse o diretor-geral da CTB, Thiago Damasceno.

Com a nova base, a CTB reforça sua presença no principal polo de aviação de asas rotativas do país, atendendo demandas da aviação executiva, offshore e de aeronaves governamentais. A iniciativa busca reduzir custos operacionais dos clientes, ampliar a disponibilidade das aeronaves e fortalecer a infraestrutura de manutenção no Brasil.

aviação executiva Helicópteros São Paulo manutenção aeronáutica Composite Technology do Brasil aviação offshore aeronaves governamentais CTB reparo de pás Aeroporto de Campo de Marte

Leia também

Helicóptero não tripulado irá ampliar soluções logísticas para o setor offshore
EUA investe US$ 43 milhões na modernização do helicóptero Black Hawk