Correios e aeroporto de Viracopos fecham parceria para cargas internacionais

Correios firmam parceria com o aeroporto de Viracopos para agilizar entregas internacionais, reduzir custos e descentralizar operações logísticas

Por Marcel Cardoso Publicado em 05/08/2025, às 09h20

Correios firmam acordo com o aeroporto de Viracopos para descentralizar a logística de encomendas internacionais e reduzir custos operacionais - Divulgação

Os Correios formalizaram na última segunda-feira (4), um acordo estratégico com o aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas, para ampliar a capacidade de processamento de cargas internacionais.

O movimento busca atender ao crescimento expressivo das importações via e-commerce, especialmente em períodos de alta demanda como Black Friday e festas de fim de ano.

A parceria permitirá a realocação parcial das remessas do tipo Packet, melhorando a eficiência operacional da estatal. O objetivo é acelerar os trâmites aduaneiros e reduzir custos logísticos, com impacto direto na agilidade das entregas ao consumidor final.

Fabiano Silva dos Santos, presidente dos Correios, disse que a descentralização das operações logísticas é fundamental para fomentar o comércio exterior e reforçar a competitividade da empresa. “Vamos ganhar em eficiência, previsibilidade e agilidade. Viracopos é um parceiro estratégico nesse processo de modernização”.

A operação se beneficiará da proximidade entre Viracopos e a unidade dos Correios em Valinhos, distante apenas 17 km, o que garante maior sinergia e previsibilidade logística. Além disso, o modelo operacional do terminal foi considerado mais competitivo pela estatal, oferecendo vantagens em custo e desempenho.

terminal de cargas Viracopos Logística e-commerce Correios parceria logística operação aduaneira cargas aéreas encomendas internacionais

Leia também

Após cinco anos, Latam volta a voar para Campinas
ANAC libera voos postais dos Correios após risco com cargas perigosas