A Stellantis, que controla entre outras a FIAT e Chrysler, deverá investir até 150 milhões de dólares na Archer Aviation
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 07/01/2023, às 16h40
A gigante do setor automotivo Stellantis, que controla entre outras a FIAT e Chrysler, deverá investir até 150 milhões de dólares na Archer Aviation, que desenvolve projetos de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL, na sigla em inglês).
De acordo com os termos do contrato, o aporte de capital poderá ser utilizado pela Archer entre 2023 e 2024, que terá liberdade para empregar os recursos de acordo com sua estratégia e necessidades. A intenção é permitir o desenvolvimento e certificação do Midnight, o eVTOL da Archer, assim como sua produção em massa.
“Trabalhamos em estreita colaboração com a Archer nos últimos dois anos e estou continuamente impressionado com sua engenhosidade e compromisso inabalável com a entrega”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis
O acordo entre as duas empresas prevê quase triplicar a cadência anual de produção em apenas dois anos. Os planos da empresa é iniciar a produção do seu eVTOL com 250 unidades ao ano até 2025, passando para 500 no ano seguinte até atingir 650 aeronaves em 2027.
O objetivo é encerrar a década com ao menos 6.000 unidades entregues.
O acordo ainda prevê que a Stellantis deverá auxiliar na produção do eVTOL na cidade de Covington, na Geórgia, Estados Unidos. A fábrica deverá ter aproximadamente 107.000 metros quadrados, instalada próximo ao aeroporto local, com capacidade inicial de produzir até 650 eVTOL por ano.
A Archer Aviation planeja investir na unidade de Covington ao menos 118 milhões de dólares de capital próximo no intervalo de dez anos.
“O reconhecimento contínuo da Stellantis do progresso da Archer em direção à comercialização e o compromisso atual de recursos significativos para construir a aeronave Midnight conosco, coloca a Archer em uma posição forte para ser a primeira no mercado”, disse Adam Goldstein, fundador e CEO da Archer.
Os planos atuais da Archer Aviation é construir entre 2023 e 2024 os primeiros oito protótipos do Midnight, que serão usados tanto na campanha de ensaios em voo e certificação, como deverão permitir a capacitação da empresa em projetar e construir em larga escala os eVTOL.
Para atingir a meta de 650 aeronaves anuais a Stellantis deverá fornecer sua experiência de produção em larga escala, assim como conhecimentos na cadeia de logística, suprimentos e acordos comerciais globais. Mensalmente a empresa produz cerca de 550.000 automóveis ao redor do mundo, além de comercializar quase a totalidade deles antes mesmo de terem sido construídos.
“Apoiar a Archer com nossa experiência em fabricação é outro exemplo de como a Stellantis liderará a maneira como o mundo se move”, destacou Tavares.
Atualmente a Stellantis, que tem sede em Amsterdã, é um dos maiores conglomerados do setor automotivo, controlando as marcas Alfa Romeu, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, FIAT, Jeep, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, RAM e Vauxhall.