Companhia aérea da Austrália pode ser estatizada

Em dificuldades financeiras e sem interessados, a Rex Airlines pode ser estatizada pelo governo da Austrália

Por Marcel Cardoso Publicado em 12/02/2025, às 09h15

A Rex Airlines possui cerca de sessenta aeronaves em sua frota - Rex Airlines

O governo da Austrália pode intervir e adquirir a Rex Airlines, uma importante companhia aérea regional que passa por dificuldades financeiras e está sob recuperação judicial há mais de seis meses, caso ela não consiga um comprador.

Segundo a rede australiana ABC, o governo está avaliando “opções de contingência”, incluindo uma “possível aquisição pela Commonwealth (organização intergovernamental encabeçada pelo Reino Unido)”, caso não surja um comprador. Se a estatização sair do papel, será a primeira aérea com esta configuração no país da Oceania desde a privatização da Qantas, há trinta anos. 

Embora a preferência seja por uma solução resolvida pela iniciativa privada, a estatização é vista como uma forma de proteger as rotas regionais essenciais. Caso a empresa entre em colapso, regiões remotas da Austrália ficariam sem acesso a serviços aéreos regulares, prejudicando a mobilidade e o acesso a serviços essenciais, como saúde.

Apesar do apoio à intervenção, há críticas em relação ao uso de recursos públicos para salvar uma empresa em dificuldades. Especialistas ouvidos pela imprensa australiana dizem que empresas estatais podem ser menos eficientes e sugerem que uma solução como subsídios ou outras formas de apoio seria mais adequada.

aviação regional transporte aéreo conectividade regional governo australiano compra Rex aquisição Rex Airlines administração voluntária Rex Airlines privatização Qantas nacionalização

Leia também

Piper M700 FURY recebe certificação de tipo do Brasil, Austrália e Europa
Qatar Airways irá adquirir 25% da Virgin Australia