Comac ARJ21 fez o primeiro voo comercial fora da China

Transnusa fez o primeiro voo comercial do ARJ21 no exterior

Por Marcel Cardoso Publicado em 19/04/2023, às 08h39

Primeira aeronave regional fabricada na China foi entregue à Transnusa em dezembro - Comac/Divulgação

A Transnusa, da Indonésia, iniciou as operações comerciais com o jato regional Comac ARJ21, fabricado na China, ontem (18).

A China-developed passenger jetliner ARJ21 completed the first flight in #Indonesia on Tuesday as it wrapped up a two-hour flight from Jakarta to Bali, marking its official operation in the country. ARJ21 is very good and comfortable, passengers on board said in Chinese. pic.twitter.com/VbhGwjF9mf

— China News 中国新闻网 (@Echinanews) April 19, 2023

A companhia é a primeira estrangeira a transportar passageiros com o modelo. O voo inaugural partiu de Jacarta (CGK) às 3h10 da madrugada, pelo horário de Brasília, e pousou em Denpasar (DPS), na região de Bali, às 4h40. "O voo bem-sucedido na Indonésia marca um novo passo que o ARJ21 no mercado internacional", disse Wu Yongliang, vice-gerente geral da Comac.

A primeira aeronave de fabricação chinesa foi entregue à Transnusa em dezembro. Outros 29 ARJ21 deverão ser incorporados à frota até 2026, com opções para mais 30 unidades. 

Elas possuem capacidade para receber até 95 passageiros em uma configuração 2-3 de classe única. O modelo utilizou parte do ferramental destinado a família MD-80, que teve parte de sua estrutura produzida no país em meados da década de 1980.

China passageiros Indonésia Comac Transnusa ARJ21 comercial

Leia também

Companhia aérea da China lançou segunda base para o Comac ARJ21
Bombardier é investigada por corrupção na Indonésia