E1000 foi recém homologado nos EUA e promete brigar pelo segmento de monoturbo-hélices
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 24/07/2020, às 12h00 - Atualizado às 12h57
E1000 é produzido em material composto o que permitiu utilizar avançadas soluções aerodinâmicas em seu projeto | Imagens: Epic Aircraft/Jessica Ambats
A Epic Aircraft que recebeu da FAA, a agência de aviação civil dos Estados Unidos, o Certificado de Produção (PC, na sigla em inglês) para o turbo-hélice E1000. O documento permite que o fabricante acelere as entregas de aeronaves, já que poderá produzir, testar em voo e emitir os certificados de aeronavegabilidade dentro de requisitos que reduzem a burocracia.
A obtenção do PC permite o fabricante ter autonomia na comprovação dos requisitos básicos de produção, sendo amplamente empregado por toda a indústria aeronáutica, inclusive pelos grandes fabricantes. Anteiormente, a Epic necessitava da presença de técnicos da FAA comprovando pessoalmente os processos de fabricação dos aviões.
"Obter o certificado de produção da FAA é um marco tremendo", disse o CEO da Epic, Doug King. “É um processo rigoroso que envolve a aprovação de um grande número de documentos, processos e sistemas, com [materiais] compostos que agregam complexidade adicional”.
A Epic iniciou a produção e venda dos E1000 em uma versão experimental, visando obter capacitação técnica e recursos financeiros adicionais para a certificação do modelo. A busca da empresa pelo certificado de produção começou anos atrás, em paralelo com o programa de Certificação de Tipo, este último concluído em novembro de 2019. O processo exigiu a obtenção inicial do chamado Production Audit, que realiza uma auditoria em toda a cadeia de produção. Todavia, as limitações de viagem exigidas impostam pela pandemia de covid-19 atrasaram o processo final para a emissão do PC.
“Aplaudimos as FAA por sua rápida adoção de novas tecnologias em face dessa pandemia, permitindo-nos manter o processo do PC avançando e, finalmente, obtendo aprovações finais”, comentou King.
Em 2020 a empresa concluiu três entregas de aeronaves, mas mantém os planos para acelerar ainda mais os cronogramas de produção do monomotor turbo-hélice.
O E1000 é um monoturbo-hélice de seis lugares, totalmente produzido em carbono, equipado com um motor PT6A-67A de 1200 hp. O design avançado permite o modelo voar com velocidade de cruzeiro de máxima de 333 nós (615 km/h), com uma razão de subida de 4.000 pés por minuto, e teto operacional de 34.000 pés.