Colômbia anuncia a compra de caças Gripen

O governo da Colômbia anunciou a compra de caças Saab 39 Gripen para modernização da defesa aérea

Por Marcel Cardoso Publicado em 03/04/2025, às 07h45

O acordo foi anunciado após uma reunião com representantes do governo sueco e da Saab, em Bogotá - Divulgação

Gustavo Petro, presidente da Colômbia, anunciou na última quarta-feira (2), a aquisição de uma frota de aviões Saab 39 Gripen como parte do processo de modernização da defesa aérea do país.

O acordo foi discutido durante reunião entre o chefe de Estado, a embaixadora da Suécia, Helena Storm, e o gerente geral da Saab, Micael Johanson, na sede do poder executivo colombiano. O encontro resultou na assinatura de uma carta de intenção entre a Colômbia e o Reino da Suécia para avançar no projeto.

"Vamos intensificar as discussões para garantir que possamos entregar aviões de combate para a Colômbia", disse Micael Johanson, gerente geral da Saab. Ele acrescentou que o contrato deve ser detalhado e assinado nos próximos meses e que "no contexto dos aviões de combate, está o projeto de um centro de apoio, e também trabalhar em painéis solares e purificação de água junto com a indústria colombiana e outras iniciativas".

Después de la carta de intención firmada por el gobierno del Reino de Suecia, y de aprobar la defensa aérea estratégica del país como proyecto priorizado informo:

Los flota de aviones que se adquirirá, es completamente nueva, ultima tecnología, ya implementada en Brasil, y son…

— Gustavo Petro (@petrogustavo) April 2, 2025

Com cargas externas, Gripen enfrenta testes de desempenho

Uma campanha de testes realizada em fevereiro, na Base Aérea de Anápolis (GO), marcou mais um avanço na transferência de tecnologia do caça Gripen. A operação envolveu especialistas brasileiros e suecos para avaliar o desempenho da aeronave em condições de alta temperatura e altitude.

Durante cinco dias, o Gripen 4100, pertencente ao Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC) no Brasil, passou por testes rigorosos. O objetivo era verificar a capacidade da aeronave de operar com cargas externas em temperaturas de 32ºC e a 1.100 metros acima do nível do mar.

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