Cessna lança upgrade de aviônicos para o CJ2

Atualização da aviônicos para o Citation CJ2 criada pela Cessna contempla suíte G600 TXi da Garmin

Por Micael Rocha Publicado em 10/04/2024, às 12h01

Atualização conta com G600 TXi de display duplo de 10,6 polegadas, GTN 750Xi e piloto automático digital GFC 600 - Textron

A Textron Aviation anunciou um novo pacote de atualização para a família Citation CJ2, incluindo uma nova suíte de aviônicos baseada na plataforma Garmin G600 TXi. O pacote amplia as capacidades do avião e oferece recursos de consciência situacional específicos do CJ2, como monitoramento de aproximação estabilizada e alerta de velocidades (V-Speeds) durante a decolagem.

A atualização para o Citation CJ2 contempla ainda o pacote TXi EIS, GTN 750Xi FMS/NAV/COMM e piloto automático digital GFC 600, além de recebem suporte direto da fábrica para manutenção e modificações.

É oferecido opcionalmente o radar meteorológico GWX 8000 StormOptix, datalink GDL 60 para o sistema de gerenciamento de aeronaves conectado PlaneSync, entre outros.

A Textron lembra por ser uma atualiazação oferecida pela própria Cessna, o trabalho conta com certificado OEM (Original Equipment Manufacturer), mantendo  a integridade do sistema conforme o modelo de produção.

Clientes interessados no upgrade da suíte Garmin para o Citation CJ2 poderão instalar o pacote em qualquer centro de serviços da própria Textron Aviation ou em oficinas credenciadas ao redor do mundo.

O Cessna Citation C525A, conhecido como CJ2, é um jato de negócios leve para até nove passageiros. O avião possui alcance de 1.585 milhas náuticas (2.935 quilômetros) e fez seu primeiro voo em 1999. A Cessna produziu mais de duzentos CJ2 até 2006.

O primeiro cliente do CJ2 com o pacote de melhorias do cokcpit deverá ser Rod McDermott, proprietário e operador de longa data do Citation. Com uma média de seis viagens anuais conta a costa com o Citation CJ2, McDermott espera obter uma série de vantagens com a atualização, sobretudo em relação a consciência situacional, visto que na maioria das vezes voa single pilot. Morando no sul da Califórnia o empresário geralmente voa com seu CJ2 em viagens com distâncias médias entre 1.600 e 2.400 quilômetros.

“Ao trabalhar com a Garmin, eles estão dando ao CJ2 um nível de capacidade totalmente nova para operação com um único piloto. E o fato de a Textron Aviation apoiar atualizações para aeronaves que não estão mais em produção me deixa muito entusiasmado em trabalhar com esta empresa”, destacou McDermott.

Cessna Garmin piloto automático Textron Aviation CJ2 PlaneSync C525A

Leia também

Textron prevê aumento nas entregas de aviões executivos
Jatinho vara a pista do aeroporto de Jundiaí