Concessionária disse que irá assumir obras de expansão que eram de responsabilidade da estatal
Por Marcel Cardoso Publicado em 21/03/2024, às 19h27
A CCR Aeroportos anunciou hoje (21), que irá assumir as obras de expansão e a homologação da pista do maior aeroporto do interior da Região Sul, que estavam sob responsabilidade da Infraero.
Constam nos documentos para a licitação de Foz do Iguaçu (IGU), que a conclusão das intervenções era de responsabilidade da estatal, porém, sem previsão para que elas fossem realizadas. A concessionária informou que chegou a manter contato com a Infraero, mas que não houve avanços para que a pendência fosse resolvida.
Serão realizadas obras como adequação e implantação de drenagem de pavimento, sinalizações horizontais, ajustes de terraplanagem, adequações de equipamentos para o auxílio da navegação aérea, tratamento de obstáculos, entre outros atributos necessários com investimentos na ordem de R$ 20 milhões.
Procurada por AERO Magazine, a Infraero informou que a obra de ampliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu foi entregue em abril de 2021. “A Infraero esclarece que, enquanto era responsável pela administração do aeroporto, a obra foi finalizada. Ficou a cargo da concessionária apenas a conclusão do processo de homologação.
A Infraero encaminhou para a CCR toda a documentação técnica e administrativa dos processos de homologação dos auxílios luminosos instalados no escopo da obra de ampliação da pista. Deste modo, considerando a transferência da operação do aeroporto para a CCR, a Infraero não tem mais competência administrativa para atuar perante os órgãos competentes em nome do Aeroporto de Foz do Iguaçu.
Ainda assim, a Infraero se colocou à disposição da concessionária para fornecer outras informações, cabendo à operadora que assumiu a administração do terminal realizar todas as ações necessárias para viabilizar a operação do aeroporto”.
A pista de IGU, atualmente com 2.194 metros de extensão, passará para 2.858 metros, se tornando a maior da região Sul, ultrapassando o aeroporto de Maringá (MGF), que teve sua expansão ampliada em 2021, para 2.380 metros.