Anac oficializou a emissão das Certificado de Habilitação Técnica apenas no modelo digital
Por Edmundo Ubiratan | Imagens: Divulgação Publicado em 13/08/2019, às 10h00 - Atualizado às 11h00
Brasil se torna um dos primeiros países do mundo a contar apenas com licenças de pilotos emitidas de forma digital, eliminando as carteiras impressas. O processo é similar ao já existente com as carteiras nacionais de habilitação e título eleitoral.
A Anac oficializou a emissão das Certificado de Habilitação Técnica (CHT) para pilotos, comissários e mecânicos e despachantes operacionais apenas no formato digital. O objetivo é dar maior agilidade ao processo, assim como reduzir os custos de impressão. O documento era emitido pela Casa da Moeda, exigindo investimentos constantes no processo, que ainda dependia da capacidade de produção do órgão.
A validação das informações será feita através de um QR Code informado na mesma página de obtenção da CHT digital. O portador da licença deverá manter em posse o QR Code, que será gerado pelo sistema e deve ser apresentado durante a realização de inspeções de rampa, tanto no Brasil quanto no exterior.
Contudo, a CHT eletrônica não possui foto, sendo necessário que seu portador, quando requisitado, apresente o QR Code e documento oficial de identificação.
Para maior transparência, a Anac manteve a opção do portador da CHT de imprimir a página disponibilizada relatório contendo todas as informações constantes de uma CHT ou mesmo gerar um arquivo parametrizado para impressão em gráficas, com o layout parecido com a atual CHT impressa.